ABIMO fortalece vínculo com entidades do setor e com o Ministério da Saúde durante Feira Hospitalar

Com diálogo aberto e parcerias históricas, entidades pleiteiam melhorias para o sistema de saúde brasileiro

Ao longo de quatro dias de evento, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos e o SINAEMO – Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo fortaleceram suas relações institucionais ao encontrar parceiros de entidades congêneres do setor de saúde. Além disso, teve a oportunidade de ampliar o diálogo também com órgãos governamentais, a exemplo do Ministério da Saúde.

“A Feira Hospitalar é um dos momentos mais aguardados do ano, pois conseguimos reunir, em um mesmo espaço, as principais lideranças da saúde nacional. Para nós, que lutamos pelas demandas do setor de saúde, é a ocasião ideal para podermos nos reunir, falar sobre os desafios atuais e encontrar os melhores caminhos para o desenvolvimento do nosso segmento”, diz Jamir Dagir Jr., presidente da ABIMO.

No terceiro dia de feira, as entidades promoveram um coquetel em comemoração às novas diretorias, que tomaram posse em abril deste ano (clique AQUI para saber mais). Na ocasião, foram recebidos muitos parceiros para o brinde oficial, momento em que foi possível colocar em pauta os principais desafios do setor.

Presente no coquetel, Diogo Soares, coordenador-geral de Base Mecânica, Eletrônica e de Materiais do Ministério da Saúde, enfatizou a importância do diálogo setorial. “A ABIMO é uma parceira muito importante, pois nosso trabalho junto ao complexo industrial é justamente recriar o ambiente para que as fabricantes brasileiras possam atender às demandas do SUS, garantindo sustentabilidade com acesso universal à população”, declarou.

Em seu depoimento, Soares ainda enfatizou que os caminhos estão sendo trilhados para um futuro próspero. “Tenho certeza de que com o reestabelecimento do grupo executivo e a participação das entidades no fórum de articulação social, buscaremos as melhores soluções para enfrentar a demanda com tudo o que a indústria brasileira tem a oferecer”, disse.

De fato, a ABIMO defende que o fortalecimento da indústria nacional reflete diretamente na qualidade da assistência, bem como na ampliação do acesso ao atendimento gratuito. Pensando nisso, é preciso destacar a relação direta entre a Associação e entidades como a CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) e a Fehosp (Federação das Santas Casas e dos Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo).

Prestigiando o momento, Adelvânio Francisco Morato, presidente da CMB, agradeceu a parceria de longa data entre a Confederação e a ABIMO. “A atuação da ABIMO é muito importante. Precisamos ter estrutura para equipar os nossos hospitais trazendo segurança ao paciente e qualificação aos nossos serviços. Nesse sentido, o projeto da ABIMO é de fundamental importância”, comentou a respeito do foco da Associação em fortalecer o complexo econômico e industrial da saúde no país.

Já Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, trouxe ao seu depoimento um dos pontos mais debatidos hoje pela ABIMO: os ajustes tributários necessários para o crescimento da indústria nacional. “Estamos com a ABIMO desenvolvendo um projeto para prestigiarmos a indústria brasileira, massacrada por impostos enquanto empresas de fora do país recebem mais incentivo para a comercialização. Tenho certeza de que essa parceria trará grande benefício para os pacientes que utilizam o SUS”, pontuou.

Em contrapartida, a saúde privada também faz parte do ciclo de contatos da ABIMO na busca por melhorias diretas para a saúde nacional. Tanto que mantém um bom relacionamento com o Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do estado de São Paulo), que marcou presença no brinde comemorativo à nova diretoria na figura do presidente Francisco Balestrin. “A ABIMO é uma das entidades mais tradicionais e uma das que mais contribui com o sistema de saúde brasileiro. Desejo, à nova diretoria, uma boa gestão e declaro que estamos juntos agora e sempre”, finalizou.

Parceria setorial

Ao mesmo tempo em que dialoga com a saúde pública e com a saúde privada, a ABIMO também mantém ampla parceria com entidades congêneres, como, por exemplo, a ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde), representada, no coquetel, pelo presidente-executivo, Fernando Silveira Filho. “A ação das entidades associativas em representação do setor de dispositivos médicos é de fundamental importância. ABIMO e ABIMED há bastante tempo mantém um estreito relacionamento para o desenvolvimento das atividades do setor”, pontuou.

Outra entidade que atua em conjunto com a ABIMO pela melhoria do cenário para o desenvolvimento das fabricantes brasileiras é a ABRAIDI (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde). “A ABIMO é nossa parceira de longa data, uma entidade coirmã. Tenho muito orgulho de trabalhar em projetos conjuntos para melhorar a saúde do país”, disse Sérgio Rocha, presidente da ABRAIDI.

Publicado em 29/05/2023

Veja também