ABIMO e SINAEMO vencem Prêmio Estande Sustentável 2023 by Hospitalar

Espaço ganhou na categoria amarela, de 50m² a 89m², ao utilizar 72% de materiais reaproveitados de outros eventos

O estande institucional da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos e do SINAEMO – Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo foi vencedor do Prêmio Estande Sustentável 2023 by Hospitalar, premiação realizada pela Informa Markets para valorizar práticas ambientalmente corretas. Além do troféu, as entidades também receberam o selo Estande Sustentável 2023.

Para concorrer, as marcas expositoras precisavam cumprir uma série de requisitos de sustentabilidade, ação tomada pelas entidades que conseguiram elaborar um estande com 72% de materiais reaproveitados de outros eventos. “Utilizamos, há quase uma década, a mesma montadora, o que nos permite reaproveitar inclusive as madeiras da construção do espaço”, explica Marcio Bertoni, coordenador de Marketing da ABIMO.

O que o executivo reforça é que garantir um trabalho com o menor impacto possível ao meio ambiente depende de estratégia e escolhas conscientes. “O logotipo da testeira, por exemplo, foi reutilizado pela quarta vez graças a uma escolha inteligente feita lá atrás. Isso porque, optar pelo logo em espuma inviabiliza o reaproveitamento. Por isso escolhemos o logotipo em led, que apesar de ter um custo até 50% superior, é desmontado, armazenado e pode ser reaproveitado infinitas vezes”, pontua.

Além do reaproveitamento de materiais, o estande da ABIMO e do SINAEMO contava com coleta seletiva, separando resíduos recicláveis, orgânicos, pilhas e baterias; e tanto a montagem quanto a desmontagem foram otimizadas com apenas uma viagem de transporte, o que reduz a emissão de gases do efeito estufa. Com o sucesso da ação, que resultou na vitória, as entidades agradecem Eduardo Barros, Juliana Vicente e Herbert Kanashiro, respectivamente diretor comercial, gerente de marketing do portfólio de saúde e coordenador de projetos de sustentabilidade da Informa Markets; e Apoena Magnani, auditora responsável da BR+10.

Após vencer a categoria amarela da premiação, que envolvia estandes de 50m² a 89m², o foco da entidade está em manter o selo conquistado também nas próximas edições da feira. Além disso, há o interesse em investir em outras ações dentro do contexto de ESG (Environmental, Social and Governance). “Estamos em negociação para, dentro dos próximos seis meses, executar um plantio de árvores em uma das praças nos arredores da nossa sede, na Avenida Paulista, em São Paulo”, conta Bertoni. Para isso, a entidade está em contato com a prefeitura e com um engenheiro especialista que será capaz de definir quais as espécies mais adequadas para o local.

Agradecimentos especiais para:

Eduardo Barros – Diretor comercial da Informa Markets

Juliana Vicente – Gerente de marketing do portfolio de saúde na Informa Markets

Herbert Kanashiro – Coordenador de Projetos | Sustentabilidade da Informa Markets

Apoena Magnani – Auditora responsável da BR+10

Publicado em 29/05/2023

Veja também