Missão comercial foi realizada no final de abril; empresas fecharam contratos importantes e firmaram relações comerciais potenciais para o futuro
Entre os dias 24 e 27 de abril, uma delegação brasileira organizada pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve no México para uma missão comercial focada em encontrar novos parceiros no país.
Como primeira atividade da missão, os participantes acompanharam um seminário promovido pela Embaixada Brasileira no México e pela empresa de assessoria regulatória AMASIS. Na ocasião, foram apresentadas as particularidades do mercado de saúde e detalhes sobre o processo de registro de produtos no país.
Na sequência, foram iniciadas as rodadas de negócios. Em 102 reuniões, as 11 fabricantes brasileiras dos segmentos médico-hospitalar, odontologia e de laboratório, fecharam US$ 270 mil em negócios. Além disso, os contatos ali realizados devem gerar mais US$ 2,82 milhões em contratos nos próximos 12 meses.
“Depois das rodadas, que aproximaram nossa indústria de potenciais compradores locais, ainda tivermos a oportunidade de visitar a KPMG, que realizou apresentação sobre compras governamentais. Sendo o sistema de saúde do México o que tem maior participação no volume comercializado pelos distribuidores locais, as empresas brasileiras puderam conhecer como o governo do país publica suas licitações e quais os requisitos para participação nessas oportunidades comerciais”, comenta José Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO.
“Foi um evento muito bem estruturado. Tivemos reuniões totalmente organizadas e focadas nos produtos que representamos. Além disso, importante ressaltar a qualidade das empresas que negociamos. Tudo isso teve grande relevância no êxito que esperamos lograr com as relações comerciais que estão sendo criadas graças a essa aproximação”, diz Ricardo Latkani, representante do departamento internacional da MedPej, uma das participantes da missão.
O México tem uma população de 126 milhões de habitantes e entre os dispositivos médicos mais importados por eles das fabricantes brasileiras estão categutes esterilizados para suturas, preparações para higiene bucal e dentária, reagentes de diagnóstico de laboratório e aparelhos para medida e controle da pressão.
Publicado em 11/05/2023