Projeto Comprador na Feira Hospitalar coloca 36 indústrias em contato com potenciais clientes estrangeiros

Promovida pelo BHD, ação será realizada entre 23 e 25 de maio; foco da prospecção está em países da América Latina, África e Oriente Médio

A edição de 2023 da Feira Hospitalar, conhecida como o principal evento do setor no território latino-americano, receberá, novamente, o Projeto Comprador. Organizada pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a ação promoverá, entre 23 e 25 de maio, rodadas de negócios entre 36 fabricantes brasileiras de dispositivos médicos e interessados advindos da América Latina, África e Oriente Médio.

A última edição do Projeto Comprador ocorreu em 2019, quando foram realizadas 237 reuniões que, juntas, resultaram em US$ 46 mil em novos contratos. Além disso, naquela ocasião, as empresas participantes encerraram as rodadas de negócios esperando fechar mais US$ 5,08 milhões nos doze meses seguintes.

A expectativa para a nova edição do Projeto Comprador é alta, já que o cenário internacional está mais aberto aos produtos brasileiros, hoje em dia reconhecidos pela sua qualidade e excelente custo-benefício. Tanto que, em 2022, o Brasil exportou US$ 586 milhões em produtos médico-hospitalares, um crescimento de mais de 17% em relação ao ano anterior.

“Essa é uma ação bastante proveitosa para a indústria brasileira, pois permite que esses empresários acessem compradores internacionais sem precisar sair do país”,  comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

A executiva reforça que a Feira Hospitalar, muito tradicional no segmento, promove um ambiente de negócios propício para a troca de contatos. “Muitas das empresas que participarão das rodadas de negócios também serão expositoras. Dessa forma, os compradores, além de um contato mais próximo com o mercado, ainda terão a oportunidade de conhecer o portfólio dos nossos associados”, complementa.

Alessandro Macari Júnior, do departamento de exportações da Phoenix, reconhece a realização do projeto dentro da Feira Hospitalar como um facilitador. “O fato de já estarmos no evento e, assim, não precisarmos nos deslocar para outro local facilita muito a logística, visto que o tempo que temos é escasso”, enfatiza. Considerando que grande parte do time comercial é normalmente escalado para a feira, unir a exposição com rodadas de negócios estratégicas otimiza a atuação. “Teremos potenciais compradores do mundo inteiro reunidos em um só lugar, o que nos faz economizar tempo e investimentos”, completa.

Outra grande vantagem, mencionada por Amanda Felix, CEO da CMOS Drake, é ter uma agenda previamente elaborada com contatos realmente interessados nos produtos da marca. “É sempre bom filtrar os clientes que estão buscando compras específicas”, diz. Esse filtro é feito antecipadamente pela equipe da ABIMO, garantindo muito mais assertividade para os contatos. Se, na feira, há uma troca menos selecionada, já que todos que visitam o pavilhão podem se aproximar dos estandes e analisar os produtos, nas reuniões individualizadas, há uma chance muito maior de fechar contratos.

Ivan Hernandez, gerente global de exportações da Instramed, concorda com Amanda. Segundo ele, que seguirá para as rodadas focado em abrir novos mercados, “ter vários encontros programados em uma agenda efetiva com potenciais distribuidores é o mais interessante do projeto”.

Phoenix, CMOS Drake e Instramed também serão expositoras na Feira Hospitalar. As reuniões do Projeto Comprador acontecerão entre 23 e 25 de maio, porém o pavilhão de exposições segue em funcionamento até dia 26. Essa edição da feira marca o 30º aniversário do evento. Serão, ao todo, 100 mil metros quadrados, 1.000 marcas expositoras de 30 países e cerca de 50 mil visitantes.

 

Publicado em 11/05/2023

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