Brazilian Health Devices volta à Turquia para nova participação na IDEX

 

Indústria nacional estará em Istambul entre 25 e 28 de maio

Três fabricantes brasileiras de dispositivos médicos embarcarão para Istambul, capital da Turquia, para expor na IDEX (Istanbul Dental Equipment and Material Exhibition), principal feira do setor odontológico do país que será realizada entre 25 e 28 de maio. Esta será a segunda vez que o pavilhão nacional organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará na feira.

Em 2019, primeira participação, as empresas brasileiras conquistaram um resultado expressivo que motivou o retorno após o período da pandemia. Na ocasião, as fabricantes fecharam US$ 135 mil em negócios e encerraram a presença no evento com a expectativa de gerar mais US$ 1,8 milhão em contratos nos doze meses seguintes.

A Turquia tem se mostrado um bom comprador de produtos odontológicos brasileiros. Em 2022, o país adquiriu US$ 2,33 milhões das fabricantes nacionais, valor quase 83% superior ao registrado em 2021. Com isso, o mercado turco se posiciona como o 14º maior importador da odontologia brasileira, sendo que os itens mais adquiridos são produtos para obturação dentária, brocas e preparações para higiene bucal.

“Para essa participação na IDEX ainda contamos com um suporte extra, que impulsiona a nossa presença. O Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Istambul está convidando potenciais compradores do setor para visitar os estandes das empresas brasileiras”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO. Com esse auxílio, o pavilhão promete reunir grandes oportunidades e distribuidores para a abertura de novos canais comercias não somente com a Turquia, mas com países dos arredores.

Sérgio Escobar, do departamento de comércio exterior da Evoden, estreará no evento a fim de ampliar a rede de distribuição da companhia, fortalecendo a marca no mercado externo. Segundo ele, a participação anterior na IDS (feira realizada na Alemanha), foi muito proveitosa, o que o levou a empresa a participar da IDEX. “Obtivemos muitos contatos com potenciais distribuidores naquela região, por isso decidimos seguir também para a Turquia”, diz.

Para Escobar, o mercado turco é bastante atrativo. “Acreditamos em boas oportunidades para o ramo odontológico na Turquia. De certa forma, as empresas locais já conhecem a qualidade dos produtos brasileiros, bem como o bom controle sanitário que temos nos produtos certificados pela Anvisa e outras agências reguladoras como a FDA. Com isso, enxergam que nossos produtos podem superar, em qualidade, algumas marcas locais, sendo opção viável”, completa.

Considerando que, além do pavilhão de exposições com cerca de 4 mil marcas advindas de 85 países, a feira também promove congressos específicos sobre as temáticas mais atuais da área – como odontologia digital, implantologia e endodontia – o público presente, que deve chegar a 80 mil visitantes, reúne profissionais e técnicos interessados nas novidades do mercado.

Publicado em 11/05/2023

Veja também