Missão comercial ao México – Indústria brasileira busca novos parceiros no país

Ação promovida pelo BHD será realizada entre 24 e 27 de abril na capital mexicana

O Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoverá, entre 24 e 27 de abril, uma nova missão comercial. Desta vez, as rodadas de negócio serão realizadas na Cidade do México.

“Em 2022, o México se consolidou como o quarto maior importador de dispositivos médicos brasileiros”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO. De acordo com a executiva, no ano passado os mexicanos compraram mais de US$ 50 milhões em produtos para a saúde do Brasil, volume 26% superior ao registrado em 2021. Somente as associadas ao BHD exportaram, ao México, em 2022, US$ 6,82 milhões, o que representa 13,4% do volume total.

Avaliando as verticais que participarão da missão, o mercado mexicano se destacou como o segundo maior comprador de produtos para odontologia, tendo adquirido, das fabricantes brasileiras, US$ 13,9 milhões no ano passado. Já no segmento laboratorial, o país surge como o terceiro maior parceiro comercial, comprando US$ 10,53 milhões no período. Esse é um mercado também atrativo para a indústria nacional produtora na área médico-hospitalar, que teve US$ 22,4 milhões em produtos comprados pelo México em 2022.

A missão reunirá 11 empresas associadas ao BHD que atuam nesses três segmentos. O formato segue o mesmo já bem-sucedido em ações anteriores: as marcas participam de reuniões individuais com compradores locais e, também, têm a oportunidade de visitar autoridades responsáveis pelo registro dos produtos no país, procedimento indispensável para a comercialização.

A Bramsys ainda não vende para o mercado mexicano e está interessada em dar início a esse relacionamento. Na visão de Vinícius Tavares, gerente executivo, a missão será excelente para que a empresa consiga impulsionar esse objetivo, já que promoverá o encontro com potenciais parceiros importadores e distribuidores qualificados. “Para nós, o México é o segundo maior mercado da América Latina. Vemos a possibilidade de expandir significativamente nossos negócios com a introdução de nossos produtos nesse país”, diz.

Tavares está motivado por já ter participado de outra missão comercial promovida pelo BHD. Na ocasião, a ação foi realizada no Chile. “Foi muito produtiva, pois entendemos melhor o mercado chileno, suas peculiaridades e particularidades. Além disso, naquela oportunidade, estabelecemos parceiros que seguem até hoje como nossos clientes”, explica.

Entre os principais dispositivos médicos exportados para o México em 2022 estão categutes esterilizados para suturas, preparações para higiene bucal e dentária, reagentes de diagnóstico de laboratório e aparelhos para medida e controle da pressão.

Publicado em 13/04/2023

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