Março Brilhante – Campanha Sorrir Muda Tudo e ComSaude promovem ação de atendimento odontológico e distribuição de brindes em São Paulo

No dia 20 de março, quem passou pela Avenida Paulista foi impactado com informações sobre a importância da saúde bucal; cerca de 80 pessoas foram atendidas por cirurgiões-dentistas e houve a distribuição gratuita de 2 mil kits de higiene bucal

A ação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal, promovida pela campanha Sorrir Muda Tudo e pelo ComSaude/FIESP dia 20 de março na Avenida Paulista, em São Paulo, foi um sucesso. Na ocasião, cerca de 80 pessoas que passaram pelo local tiveram acesso a atendimento de cirurgiões dentistas. Além disso, foram distribuídos gratuitamente 2 mil kits de higiene, com escova e creme dental.

O objetivo da campanha – impactar a população de São Paulo reforçando a importância dos cuidados bucais – foi atingido. Com um espaço chamativo, contendo toda a identidade visual do projeto, a distribuição de brindes e um personagem, a ação chamou a atenção tanto dos adultos, quanto de crianças que passaram pelo local. Dos 80 atendimentos realizados, oito pessoas foram encaminhadas para a Faculdade de Odontologia (FAOA) da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) a fim de dar sequência à assistência.

Para ganhar um kit de higiene, quem passava pela ação recebia instruções sobre como manter a saúde bucal em dia. Entre as orientações estavam detalhes sobre a escovação adequada, a importância da visita frequente ao dentista, o que fazer em casos de urgência como, por exemplo, quando um dente quebra, adoção de hábitos saudáveis e quais são os sinais de alerta que exigem atenção e a procura por um especialista. O foco estava, sempre, em explicar a importância da saúde da boca e como ela está intimamente ligada à saúde geral do corpo.

No local, os cirurgiões-dentistas participantes também compartilharam conhecimento sobre odontopediatria, periodontia, halitose, dentística, ortopedia funcional dos maxilares, disfunção temporomandibular e dor orofacial, odontologia legal, endodontia, estomatologia, e questões relativas a pacientes com necessidades especiais.

Além da população que participou ativamente da ação, estiveram presentes, Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO; Wilson Chediek, presidente da APCD; Braz Antunes Mattos Neto, presidente do CROSP; e Rosely Cordon, conselheira do comitê científico da Sorrir Muda Tudo.

A ação foi divulgada pela Rede Globo e pela Rede Vida.

Confira a galeria de fotos neste link.

Movimento Março Brilhante

Para marcar o Março Brilhante – movimento social para o mês de conscientização e prevenção de doenças ligadas à saúde bucal – além da campanha realizada ao longo do dia, o prédio da FIESP contou com iluminação especial temática durante a noite.

A ação aconteceu em um momento importante para a odontologia nacional e a promoção da saúde, já que tramita na Câmara Municipal de São Paulo o PL 599/2022 que visa incluir o Março Brilhante no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo

Sorrir Muda Tudo – Conheça a campanha

Criada em 2019, a Sorrir Muda Tudo é uma campanha de valorização da odontologia e da saúde bucal como peça fundamental para a saúde do corpo. A proposta é transformar vidas brasileiras compartilhando informações e investindo em ações educativas que difundam a importância da prevenção e dos cuidados bucais.

O projeto é realizado pela ABIMO com apoio de outras entidades do setor odontológico. Nesta edição, conta com patrocínio da Colgate, Dental Cremer, Dental Speed, Dentsply Sirona, Implacil, S.I.N. Implantes e TitaniumFix. Entre as apoiadoras estão Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Associação Brasileira de Laser em Saúde (ABLOS), Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Associação Brasileira de Odontologia Digital (ABOD), Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO), Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP).

Para saber mais detalhes acesse www.sorrirmudatudo.com.br e siga no Instagram @sorrirmudatudo.

Publicado em 23/03/2023

Veja também