De volta à Turquia, pavilhão brasileiro fecha, na IDEX, 55% mais negócios do que em 2019

As três empresas firmaram US$ 210 mil em contratos e esperam ampliar esse valor em mais US$ 760 mil nos próximos doze meses

A edição 2023 da IDEX (Istanbul Dental Equipment and Material Exhibition), principal feira do setor odontológico da Turquia, realizada entre 25 e 28 de maio, contou com a presença de três fabricantes brasileiras no pavilhão nacional organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Ao longo dos quatro dias de evento, as marcas fecharam US$ 210 mil em negócios, resultado 55% superior ao obtido em 2019, primeira participação do pavilhão brasileiro no evento. Além disso, as fabricantes encerraram a feira com a expectativa de concretizar mais US$ 760 mil em contratos nos próximos doze meses. “Apesar de ocorrer na Turquia, a feira recebe visitantes de vários países vizinhos. Os expositores puderam contatar compradores da Líbia, Irã, Rússia, Líbano e Iraque”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

A participação na IDEX foi bastante oportuna, uma vez que a Turquia tem se mostrado um bom parceiro de negócios dos produtos odontológicos brasileiros, tendo ampliado consideravelmente as relações comerciais com o Brasil nos últimos anos. Em 2022, o país adquiriu US$ 2,33 milhões das fabricantes nacionais do segmento, valor quase 83% superior ao registrado em 2021. Os itens mais adquiridos são produtos para obturação dentária, brocas e preparações para higiene bucal.

A executiva também destaca o crescimento do evento ao longo dos anos. “Em 2019, quando participamos pela primeira vez, eram apenas três halls de exposição. Este ano, foram cinco halls e a organização já garantiu que, para 2024, abrirá mais um espaço”, complementa. Ao todo, a feira recebeu cerca de 500 empresas e mais de 4 mil marcas em uma área de 50 mil metros quadrados.

As companhias brasileiras presentes no evento foram em busca de relacionamento com novos distribuidores para abrir portas no país. “As empresas foram muito bem recebidas no evento e voltaram ao Brasil com bons contatos e boas perspectivas para dar sequência às negociações iniciadas em território turco”, pontua Larissa. Segundo a gerente, foram, ao todo, 118 contatos realizados no período.

Publicado em 02/06/2023

Veja também