Confira a carta que relembra os principais acontecimentos que impactaram o setor de dispositivos médicos

Palavra do Presidente – Superamos 2022, rumo a um ano de novos desafios e novas conquistas

A pandemia da covid-19 se constituiu, incontestavelmente, num marco para a marcha da humanidade rumo ao seu futuro. Enquanto pensávamos que a chegada das tão sonhadas vacinas contra o novo coronavírus e a queda na incidência mundial dessa doença fossem tornar os nossos dias menos penosos, tal sensação não nos confortou por muito tempo.

Quando tudo parecia caminhar para entrar nos eixos, passamos a vivenciar um 2022 extremamente complexo.

Entre os acontecimentos notáveis, encaramos desastres naturais, guerras, inflação altíssima, instabilidade econômica, uma Copa do Mundo e eleições em cenário de extrema polarização política capaz, inclusive, de abalar vínculos familiares.

O setor da saúde, por sua vez, não passou incólume por tudo isso, tornando os nossos dias mais densos e direcionados a definir estratégias eficazes para suplantar as tantas incertezas dos dias atuais.

As medidas imprescindíveis não esperam os cenários se acalmarem para serem  implementadas e, nessa perspectiva, passamos a identificar as principais demandas da nossa indústria e aproveitamos a oportunidade de uma renovação política  para retomarmos um assunto importantíssimo para o nosso desenvolvimento: que a saúde deve ser baseada em uma política de Estado, e não de governo. Dessa forma, independentemente de quem estiver no poder, esse setor – tão essencial para a população e o desenvolvimento nacional – seguirá reconhecido e fortalecido.

Ainda como parte desse esforço, juntamos nossas forças às de outras importantes associações e construímos uma Proposta de Política Industrial para o setor de Dispositivos Médicos, pois o que mais queremos é fortalecer a nossa indústria para que ela consiga ter competitividade tanto dentro quanto fora do país, garantindo a nossa independência das importações. Não suportaremos ver, novamente, as dificuldades que vivenciamos na pandemia por precisarmos importar itens fundamentais para garantir a vida dos nossos cidadãos.

Levamos esse documento aos candidatos à presidência e aos governos. Com a decisão das urnas, estamos nos reunindo as equipes de transição, batalhando pelas nossas demandas, garantindo que o nosso setor seja reconhecido como área estratégica e entregando um atendimento seguro e de qualidade para os brasileiros, por meio de dispositivos fabricados graças ao altíssimo conhecimento dos nossos especialistas e à competência da nossa indústria.

Somos incansáveis! Podemos dizer que superamos 2022 e que as nossas expectativas estão renovadas. Teremos, a partir de 1º de janeiro, um novo governo e espero que voltemos a ser um país alegre e pacífico, onde as conversas possam acontecer com tranquilidade em qualquer ambiente, mesmo entre pessoas com pontos de vista e opiniões divergentes.

Desejo boas festas a todos e um 2023 repleto de desafios a serem vencidos e de conquistas a serem comemoradas.

Franco Pallamolla
Presidente da ABIMO

Publicado em 15/12/2022

Veja também