ABIMO e Ministério da Defesa assinam Protocolo de Intenções

Termo é válido por 24 meses e reforça o setor de saúde como estratégico para defesa nacional

Em 15 de dezembro de 2022, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos e o Ministério da Defesa, por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa, firmaram um Protocolo de Intenções que enfatiza a indústria brasileira de saúde como estratégica para a defesa nacional.

O documento tem validade de 24 meses e foi assinado pelo presidente da ABIMO, Franco Pallamolla, e pelo secretário de Produtos de Defesa, Luis Antônio Duizit Brito. “Essa parceria permitirá que o Ministério identifique empresas e produtos estratégicos que fomentarão o desenvolvimento do setor tanto dentro quanto fora do país”, explica Pallamolla.

De acordo com as definições legais, produto de defesa (PRODE) é todo bem, serviço, obra ou informação utilizado nas atividades finalísticas de defesa, com exceção de itens de uso administrativo. O Guia de Empresas e Produtos de Defesa, publicado em 2021, aponta diversos grupos produtivos que se enquadram nessa categoria. Entre eles estão, por exemplo, equipamentos e artigos para uso médico, dentário e veterinário; instrumentos e equipamentos de laboratório; e substâncias e produtos químicos.

Dentro do fomento geral ao desenvolvimento do setor, o protocolo também contribuirá com a internacionalização das fabricantes brasileiras de produtos para a saúde ao incentivar a participação dessas companhias em missões, feiras, seminários e rodadas de negócios organizadas especificamente pelo Ministério da Defesa. Além disso, deve intercambiar dados para geração de informações estratégicas a respeito do mercado e busca atrair investimentos externos.

Para isso, tanto a ABIMO quanto o Ministério da Defesa se comprometem a realizar ações conjuntas de estudos, pesquisas, intercâmbio de informações, planejamento, estruturação e coordenação, eventos e reuniões com capacidade de gerar produtos que subsidiarão atividades de fomento à cadeia produtiva da saúde.

 

Publicado em 19/12/2022

Veja também