Víncula, associada à ABIMO, recebe selo Pró-Ética 2022-2023

Iniciativa reconhece instituições empenhadas em combater a corrupção no setor privado

A Víncula, fabricante brasileira de aparelhos ortopédicos e utensílios para correção de defeitos físicos associada à ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, recebeu, em novembro, o selo Pró-Ética 2022-2023, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que reconhece as instituições focadas na adoção de boas práticas para combate à corrupção. Na edição 2022-2023, 84 empresas foram agraciadas.

Enfatizando que a participação do setor privado é essencial para que o país possa enfrentar os problemas desencadeados pela corrupção, a CGU instituiu o selo como mecanismo para conscientizar as empresas sobre a importância de prevenir e detectar fraudes corporativas e, ao longo dos anos, recebeu uma série de reconhecimentos internacionais como, por exemplo, a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) que afirmou que esse é “um dos melhores exemplos de incentivos para que as empresas invistam em programas anticorrupção e outras medidas que fortaleçam a integridade corporativa”.

A iniciativa, que tem adoção voluntária, está aberta à qualquer companhia nacional, independentemente do porte e do ramo de atuação, e envolve a implementação de medidas de integridade.

Como participar

Todo o processo, que consiste no preenchimento de um formulário, na disponibilização do relatório para as empresas, e na análise de admissibilidade, é feito por meio do SAMPI (Sistema de Avaliação e Monitoramento de Programas de Integridade). O manual do sistema pode ser acessado AQUI.

O primeiro passo é garantir que tanto empresa quanto seu representante legal estejam cadastrados e vinculados na plataforma http://acesso.gov.br. Depois, o representante tem que acessar a página inicial do SAMPI, fazer login utilizando os dados cadastrados anteriormente, e dar início ao preenchimento das informações.

Todos os detalhes sobre o Pró-Ética podem ser encontrados AQUI.

Publicado em 07/12/2023

Veja também