Reforma tributária e reindustrialização dominam discursos na abertura da Feira Hospitalar edição 2023

Com uma plateia cheia, a cerimônia de abertura da edição 2023 da Feira Hospitalar enfatizou a importância de uma reforma tributária que reconheça a essencialidade do setor de saúde e a necessidade de investimento na reindustrialização do país. Os temas foram abordados nos discursos de diversos líderes presentes, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, Jamir Dagir Jr.

“Sabemos da necessidade de estimular nosso complexo industrial da saúde e o Governo do Estado está imbuído a investir na nova industrialização discutindo questões estruturais sobretudo no campo tributário para avançarmos e sermos mais competitivos”, disse o governador.

Freitas prometeu que enquanto a reforma tributária não é aprovada (o texto está em tramitação no Congresso Nacional), o Governo do Estado trabalhará com alternativas como a redução das alíquotas para o setor. “Vamos criar incentivos para a indústria que precisa renascer gerando emprego, divisas e riqueza”, completou.

O discurso do presidente da ABIMO também seguiu abordagem parecida à de Freitas, colocando, como prioridade, a reforma tributária e a ampliação da competitividade do produto nacional frente ao importado por meio da adequação dos tributos incidentes sobre cada um. “Entendemos que um país com uma indústria forte e que não depende de importações, é um país com mais autonomia e capacidade de gerir, com qualidade e eficiência, a saúde de sua população. Nosso segmento, há tempos, está em uma competição injusta com os importados que entram em nosso território sem sofrer com as altas cargas tributárias a que nós, fabricantes nacionais, estamos sujeitos”, declarou.

Também participaram da cerimônia de abertura os secretários de estado da saúde Eleuses Paiva (São Paulo) e Luis Antonio Teixeira Jr. (Rio de Janeiro); o secretário municial da saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco; os deputados Pedro Westphalen e Rafael Zimbaldi; o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello Filho; o diretor da Terceira Diretoria da Anvisa, Alex Machado Campos; o presidente da CNSaúde, Breno de Figueiredo Monteiro; o presidente do conselho de administração da ANAHP, Eduardo Amaro; o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin; o presidente do conselho administrativo da ABIMED, Antônio Nasser; o diretor-geral da ONA, Fabio Leite Gastal; o presidente da FBH, Aldevânio Morato; o presidente da CMB, Mirocles Véras, a presidente da ANBIOTEC, Vanessa Silva; o presidente da EBSERH, Arthur Chioro; o presidente do Conasems, Wilames Freire; e o presidente da América Latina e o diretor de portfólio em saúde da Informa Markets, Marco Basso e Eduardo Barros.

ABIMO e SINAEMO na Feira Hospitalar

A ABIMO está promovendo ações durante a feira e conta com um estande institucional no pavilhão de exposições em conjunto com o SINAEMO – Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo. Ocupando todos os pavilhões do São Paulo Expo, o evento, considerado a principal vitrine de saúde da América Latina, reúne mais de mil expositores do Brasil e de outros 30 países. Serão, ao longo dos quatro dias, cerca de 70 mil visitantes profissionais e mais de 30 congressos com aproximadamente 780 palestrantes de alto nível apresentando as principais inovações do setor.

Em um momento em que a pauta de ESG (Environmental, Social and Governance) ganha relevância, a feira inova criando uma premiação com cunho sustentável. “A Hospitalar está empenhada em entregar um trabalho com o menor impacto possível no meio ambiente. Por esse motivo, lançamos o Prêmio Estande Sustentável, que reconhece os expositores com as melhores práticas ecológicas”, explicou Basso.

O estande da ABIMO e do SINAEMO, inclusive, participa da premiação por ser projetado reaproveitando materiais de eventos anteriores, prática ambientalmente correta.

Homenagem à Waleska Santos

Waleska Santos, fundadora e presidente da Feira Hospitalar, é presença constante no evento desde sua primeira edição, reconhecida pelos corredores do pavilhão e figura muito apreciada por todo o setor. No início da cerimônia de abertura, a Informa Markets prestou uma homenagem à executiva, entregando, pelas mãos de Marco Basso e Eduardo Barros, respectivamente presidente da América Latina e diretor de portfólio em saúde da organizadora, uma placa de agradecimento pelo pioneirismo em iniciar a feira três décadas atrás e pela dedicação ao longo de todas as edições.

“Estou bastante emocionada. Vejo, tanto no palco como na plateia, amigos de longa data que contribuem para a união do setor e para que tenhamos uma agenda positiva conjunta, o que sempre foi nossa intenção. Esse evento é um legado de todos nós que, juntos, o construímos. Que venham outros 30 anos”, finalizou Waleska.

Publicado em 24/05/2023

Veja também