Em três dias, foram realizadas 153 reuniões; empresas participantes esperam gerar mais US$ 8 milhões em contratos nos próximos 12 meses
As 153 reuniões realizadas durante o Projeto Comprador na edição 2023 da Feira Hospitalar geraram US$ 1,3 milhão em contratos para as fabricantes brasileiras participantes. Além disso, os excelentes contatos realizados entre 23 e 25 de maio devem produzir mais US$ 8 milhões em negócios nos próximos 12 meses. A ação foi promovida pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
“As rodadas de negócios colocam as empresas brasileiras em contato direto com compradores que buscam especificamente os produtos que elas fabricam. Com isso, as conversas se desenvolvem de forma muito mais assertiva, garantindo resultados realmente positivos”, relata José Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO.
O retorno do projeto à Feira Hospitalar após a paralisação devido à pandemia de covid-19 foi surpreendente. Em 2019 – último ano em que ele foi realizado no evento – foram 237 reuniões e US$ 46 mil em contratos fechados. “O crescimento alcançado em 2023 mostra que conseguimos alinhar ainda melhor os interesses do mercado externo à nossa indústria e, também, que o mundo está muito mais aberto aos produtos brasileiros, hoje reconhecidos pela sua qualidade e excelente custo-benefício”, explica Dantas.
O depoimento de Hugo Lopez, representante da empresa mexicana Quality Medical Services, participante das rodadas de negócios, consolida essa percepção. Na opinião de Hugo, a presença no evento foi gratificante. “Temos uma expectativa muito alta com os produtos que vimos, que são de altíssima qualidade e podem ser bem competitivos no nosso país”, diz. O comprador comenta ainda que retornará ao México com uma imagem ótima da cadeia produtiva brasileira: “Vamos colocar o máximo possível de equipamentos brasileiros tanto na nossa empresa quanto nas empresas de amigos e conhecidos”.
Se, para o comprador, as reuniões foram muito produtivas, para a indústria nacional representaram uma oportunidade facilitada de expansão. “Essa foi a primeira vez que participamos de uma ação do projeto e ficamos muito satisfeitos pela confiabilidade dos compradores que chegaram até nós, pela facilidade dos agendamentos dos encontros e qualidade dos contatos estabelecidos”, declara Manoel Macedo, da Vallitech, empresa focada em mobiliários hospitalares. Segundo ele, foram geradas muitas oportunidades e negócios interessantes que farão com que a empresa participe ainda mais das ações promovidas pelo BHD.
Publicado em 30/05/2023