Projeto Clínicas aproxima associadas à ABIMO do setor veterinário

Durante a PET VET EXPO, parceria entre ABIMO, ABHV e NürnbergMesse Brasil promoveu conhecimento sobre o setor às fabricantes brasileiras de dispositivos médicos

Para que as fabricantes brasileiras de dispositivos médicos pudessem compreender mais a fundo as oportunidades do mercado veterinário, tirando dúvidas sobre como ofertar soluções atrativas para esse setor, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos em parceria com a ABHV – Associação Brasileira de Hospitais Veterinários e a NürnbergMesse Brasil, realizou, durante a edição 2023 da PET VET EXPO, uma clínica onde especialistas prestaram consultoria gratuita aos executivos da indústria.

“Oito associadas à ABIMO que participaram do Projeto Clínicas puderam promover a interação de seus produtos com especialistas do setor veterinário. O formato das reuniões agradou por ser uma consultoria dedicada”, explica Márcio Bertoni, coordenador de Marketing da ABIMO.

Guilherme Martinez, Head of Pet Industry da NürnbergMesse Brasil, falou sobre a importância e a qualidade da indústria de dispositivos médicos. “O foco do Projeto Clínicas era observar se os produtos ofertados pelas associadas à ABIMO atendiam às necessidades das associadas à ABHV, e o saldo foi positivo. Em todas as reuniões os produtos apresentados faziam sentido”, pontua.

Na visão de Alexandre Nardi, CEO da FAMI, a participação na clínica foi importantíssima para que a companhia pudesse desenhar os próximos passos. “Temos diversos produtos que já são oferecidos para hospitais e clínicas veterinárias, porém não sabíamos como levar nossas novas tecnologias para esse mercado”, comenta. Segundo o executivo, a ação fez a marca compreender quais itens do portfólio teriam boa aceitação.

Nardi teve a oportunidade de conversar com dois cirurgiões veterinários, especialistas que utilizam a tecnologia desenvolvida pela companhia. “Isso nos mostrou que um dos produtos que apresentamos não teria interesse imediato, mas o outro traria economia enorme para hospitais veterinários”, diz. A empresa, inclusive, agendou reuniões com membros da ABHV (Associação Brasileira de Hospitais Veterinários) para planejar ações em conjunto a fim de prover equipamentos, educação médica e assistência técnica aos associados.

Marcelo Mearim, CRO da Hilab, também participou da consultoria. “Foi muito importante para a gente entender mais do mercado, saber quais players já estão atuando e ter uma ideia melhor dos preços praticados a fim de avaliar a viabilidade dos investimentos. Para nós, ficou claro que nosso produto precisará de uma adaptação para o cuidado com a saúde animal. E, então, conseguimos criar contatos para buscar mais informações e evoluir essas negociações”, comenta.

Além da FAMI e da Hilab, também participaram da consultoria Biotecno, Healtech, Ibramed, Konica Minolta, Olsen e Titaniumfix (FIXVET). Representando a ABHV estavam Paulo Corte Neto, vice-presidente, e Gustavo Almeida Gonçalves, diretor Sudeste e IPD. Já da NürnbergMesse Brasil, junto com Martinez, Diego de Carvalho, VP of Growth, Innovation and Customer Experience, também marcou presença.

Publicado em 21/08/2023

Veja também