Pavilhão brasileiro segue para a feira MEDICA, na Alemanha, pela 21ª vez

Organizado pelo Brazilian Health Devices, espaço contará com 17 empresas nacionais

O Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará na feira MEDICA pela 21ª vez. O evento, considerado o maior do segmento médico-hospitalar do mundo, será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro em Düsseldorf, na Alemanha.

Segmentadas em equipamentos médicos, ortopedia e laboratório, as 17 fabricantes brasileiras que viajarão para a feira apresentarão o que há de mais moderno na produção nacional voltada à saúde. Na edição de 2022, que recebeu mais de 80 mil visitantes, o pavilhão do Brasil fechou US$ 3,5 milhões em negócios após os executivos se conectarem com mais de 1.300 contatos.

“Estamos na MEDICA há mais de duas décadas e o evento cresce a cada ano. Além de uma excelente plataforma para a abertura de novos mercados, a feira nos permite colocar o Brasil na rota dos principais fabricantes de produtos para a saúde do mundo”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

Ponto de encontro de cerca de 4.500 marcas advindas de 60 países, a feira é um marco no calendário de saúde global. CEO da ScavMedical, Raphael Gomes Scavone está com a expectativa bastante alta, visto que essa será a primeira participação da empresa no evento. “Sabemos que esse tipo de feira representa uma oportunidade única para nos conectarmos com outras empresas, apresentarmos nossos produtos e serviços, além de conhecermos as últimas tendências e inovações do mercado”, comenta.

Para o executivo, será o momento ideal para o lançamento de um novo produto do portfólio da companhia. “Mesmo sendo uma empresa jovem e em desenvolvimento, realizamos grandes esforços e investimentos para iniciar nossa internacionalização. A MEDICA é uma oportunidade para aumentarmos a visibilidade da nossa marca e expandirmos nossos negócios. Estamos confiantes de que teremos sucesso”, completou agradecendo pelo suporte do Brazilian Health Devices para a participação da companhia no evento alemão.

Com possibilidades de negócios para todas as maturidades empresariais, a MEDICA recebe empresas que estão iniciando seus processos de internacionalização e, também, aquelas que já estão consolidadas nesse acirrado mercado. É o caso da Ortho Pauher, que exporta há mais de 20 anos. “Já estivemos outras vezes na MEDICA e estamos muito otimistas. Entramos em contato com alguns visitantes através do aplicativo Matchmaking. Essa ação prévia é muito útil para identificarmos aqueles que têm interesse em nossos produtos para, então, já deixarmos visitas agendadas ao nosso estande durante a feira”, explica Mirely Gomes, gerente de exportação da marca.

Relação entre Brasil e Europa

Por ser a maior feira do setor do mundo, a MEDICA recebe visitantes e compradores de todo o mundo. Porém, por estar instalada na Europa, o público europeu naturalmente se faz mais presente, o que também é atrativo para as fabricantes brasileiras, já que o continente é o segundo maior em volume de importação de dispositivos brasileiros, perdendo apenas para o americano.

Em 2022, por exemplo, a indústria nacional exportou quase US$ 200 milhões para a Europa, sendo que Bélgica, Irlanda e Alemanha foram alguns dos principais destinos da produção brasileira.

Publicado em 31/10/2023

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