Odontologia Digital pode otimizar e democratizar o acesso a tratamentos complexos

A Odontologia Digital já é uma realidade e chegou para democratizar o acesso a tratamentos dentários complexos através da tecnologia, ainda mais depois dos últimos anos de pandemia, em que as consultas e exames passaram a ser realizados virtualmente para evitar a disseminação da covid-19. Em um cenário muito incipiente, a inserção dessas tecnologias no dia a dia clínico vem crescendo em um ritmo lento, principalmente porque o custo benefício ainda não estava muito evidente para os dentistas.

Mas a realidade é que o uso de ferramentas digitais para diagnóstico e tratamentos impacta todo o ecossistema da odontologia. Para o profissional da área, o impacto reside justamente na disposição de mais recursos para trabalhar com maior eficiência e agilidade. Ao mesmo tempo, a odontologia digital reduz o tempo de tratamento e torna os custos mais acessíveis para os pacientes. As vantagens são inúmeras e não há razões para deixar de testar as soluções.

O método consiste na incorporação de ferramentas digitais na rotina clínica. Na prática, isso possibilita um diagnóstico preciso, previsibilidade do tratamento, melhor interação dentista-paciente e excelência na comunicação e transferência de dados entre as equipes. Esta tecnologia promete otimizar as intervenções de diversos setores da odontologia, especialmente o da reabilitação oral.

Restabelecer tecidos perdidos de pacientes com perdas múltiplas é desafiador. Portanto, é fundamental determinar parâmetros validados cientificamente durante todo o processo de planejamento e na captação de dados do paciente. Tão importante quanto esta etapa de registro de informações, é o transporte delas entre as ferramentas digitais do dentista e as do laboratório de prótese; já que as reabilitações orais são realizadas entre equipes e especialidades diferentes.

Implantação de fluxo digital requer qualificação e expertise

Assim, na reabilitação oral estética, os profissionais envolvidos devem implantar o fluxo digital em suas rotinas a fim de buscar tratamentos aprimorados de excelência e a produção de trabalhos protéticos com longevidade clínica comprovada. Alterações necessárias nos procedimentos podem ser feitas por meio dos softwares, minimizando erros e falhas durante os processos. Isso irá se refletir em maior satisfação, conforto e bem-estar para o paciente.

Ao implantar o fluxo digital, o cirurgião dentista precisa dispor de um laboratório com infraestrutura adequada. Além disso, o profissional deve estar atualizado e qualificado para administrar corretamente os equipamentos e, assim, extrair deles os melhores resultados. A Odontologia digital deve ser vista como um suporte e uma grande aliada; entretanto, apenas um dentista habilitado e experiente será capaz de transformar todo o planejamento feito em realidade.

Autor: Dr. Cassis Clay, dentista e empresário idealizador do Sistema Unix.

Publicado em 23/01/2023

Veja também