Em Brasília, ABIMO debate reindustrialização, fortalecimento da cadeia produtiva e reajuste da Tabela SUS

Membros da diretoria da entidade estiveram em reuniões no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e no Ministério da Saúde

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos segue trabalhando pelo fortalecimento da cadeia industrial de saúde no Brasil e, para isso, tem participado ativamente de reuniões e encontros junto ao poder executivo. No dia 7 de março, membros da diretoria da entidade estiveram em Brasília (DF) para uma agenda totalmente voltada à construção de uma política industrial coesa e que garanta o desenvolvimento sustentável do setor.

“Estamos em busca da criação de um ambiente onde o complexo econômico e industrial da saúde possa ser beneficiado, sempre considerando seus aspectos tanto do ponto de vista produtivo quanto de acesso ao mercado, de inovação e de financiamento”, explica Franco Pallamolla, presidente da ABIMO.

Primeiramente, Pallamolla esteve no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para um encontro com Leonardo Boselli, diretor de desenvolvimento da indústria de complexidade tecnológica. A reunião tinha, como objetivo principal, o debate sobre a importância de o país ter uma política industrial que, focada no desenvolvimento do setor, inclua financiamento produtivo, inovação e estímulo às exportações. O foco está em garantir que o setor consiga crescer de forma sustentável. Também estiveram presentes Márcio Bósio, diretor institucional da ABIMO, além de Ruy Baumer, presidente do SINAEMO e diretor titular do ComSaude/FIESP.

Posteriormente, a comitiva da ABIMO foi até o Ministério da Saúde para uma reunião com Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de atenção especializada à saúde (SAES). O encontro também teve, como tema central, a reindustrialização e o fortalecimento da cadeia produtiva de saúde no país e abordou as potenciais integrações da produção local com os serviços de saúde como gatilho para o desenvolvimento de tecnologias mais adequadas ao SUS.

Outro assunto amplamente discutido na ocasião foi a criação de uma proposta de reajuste para a Tabela SUS, cujos preços estão sem atualização há décadas, prejudicando tanto a atuação da indústria nacional quanto a assistência à saúde dos cerca de 165 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do sistema público.

Estreitando as relações com o novo governo a fim de apresentar as demandas da indústria de dispositivos médicos, durante esta reunião, a ABIMO se comprometeu a consolidar dados detalhados que contribuam com a construção de uma política de atualização de preços que seja justa para todos os envolvidos.

Publicado em 09/03/2023

Veja também