Anvisa e ANMAT assinam termo que promove avanço na cooperação e convergência de dispositivos médicos entre Brasil e Argentina

ABIMO representou a indústria brasileira do setor em evento de apresentação do acordo

Na quarta-feira, 8 de novembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a ANMAT (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologias Médicas) da Argentina se reuniram para assinatura do “Acordo sobre Reconhecimento Mútuo de Certificados de Livre Venda e Certidões para País Estrangeiro para Dispositivos Médicos de Classes de Risco I e II e Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro de Classes de Risco A e B”. A ABIMO – Associação Brasileira de Dispositivos Médicos, representou a indústria nacional no evento.

Com o termo assinado entre as duas autoridades – resultado do “Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica Brasil-Argentina”-, é possível vislumbrar um avanço na cooperação e na convergência entre os países, já que haverá uma simplificação nos procedimentos de aprovação junto às autoridades sanitárias. Devem, então, surgir mais oportunidades de comércio entre os mercados brasileiro e argentino.

Joffre Moraes, gerente de Estratégia Regulatória da ABIMO, enfatiza a importância desse movimento. “Saúde não tem lado. Quando pensamos em setor regulador e setor regulado, temos que considerar que o fruto de tudo é a melhor assistência e segurança aos pacientes. Esse é o foco principal”, comenta. Segundo ele, a assinatura do acordo representa uma excelente oportunidade para a indústria de dispositivos médicos. “É evidente que evoluiremos, com o tempo, alguns detalhamentos técnicos, mas acredito que os negócios fluirão de maneira bastante compensadora para as duas bandeiras”, complementa.

Participaram do evento realizado em Buenos Aires a ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti; o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e os diretores da Agência Daniel Meirelles Fernandes Pereira e Romison Rodrigues Mota, além do presidente da Anmat, Manuel Limeres. Também estiveram presentes representantes da indústria argentina.

 

Publicado em 10/11/2023

Veja também