ABIMO parabeniza Embrapii pelos 10 anos de investimento em inovação

Entidade promove o desenvolvimento da indústria nacional conectando-a ao governo e a centros de pesquisa

No mês de setembro de 2023, a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial -, comemorou 10 anos de atuação incentivando o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional. Nesse período, a instituição construiu uma rede de inovação que conecta governo, indústrias brasileiras e centros de pesquisa instalados em todo o país. Desde 2022, ABIMO e Embrapii mantém um estreito relacionamento para auxiliar as fabricantes de dispositivos médicos a inovar, garantindo uma produção cada vez mais direcionada a atender às demandas internas e externas da saúde.

“A parceria que temos com a Embrapii abre caminho para que nossas empresas realmente sejam inovadoras. Sem essa parceria, o processo seria mais difícil, principalmente porque boa parte das nossas associadas não são de grande porte. Por isso, só temos a agradecer à Embrapii por todo o empenho em auxiliar o complexo industrial brasileiro, amortizando os inúmeros desafios encontrados pelas fabricantes e contribuindo para levarmos cada vez mais produtos de altíssima qualidade à assistência nacional”, comenta Paulo Henrique Fraccaro, CEO da ABIMO.

É interessante observar que, segundo a própria Embrapii, até 2015, 66,7% dos contratos eram fechados com empresas de grande porte, porém, desde 2022, esse perfil mudou e chegou a 56% das contratações realizadas com micro e pequenas empresas, além de startups.

Um dos pontos fortes da Instituição é o modelo de negócio que se destaca pela agilidade e flexibilidade ao investir recursos não reembolsáveis em projetos de tecnologia industrial. Dentro desse contexto, inclusive, o setor de saúde é o segundo com mais demandas de projetos de inovação na Embrapii, representando 12,6% do total de iniciativas que somam cerca de R$ 250 milhões.

Ao longo deste ano, a ABIMO e a Embrapii vêm fomentando a inovação na saúde por meio de eventos que tratam de temas específicos com alta demanda setorial. Intitulada Jornada de Inovação em Saúde, a ação promove encontros presenciais que colocam especialistas da Embrapii, de outros parceiros estratégicos como o BNDES e o Sebrae, e dos seus 96 centros de pesquisa em contato direto para a troca de experiência e o desenvolvimento de novas ideias.

Até hoje, foram realizados três encontros que trataram de prototipagem, integração de sistemas e inteligência artificial. Todos os encontros já concretizados têm suas gravações disponíveis no canal da ABIMO no YouTube e podem ser acessados AQUI.

 

Publicado em 05/10/2023

Veja também