ABIMO parabeniza Anvisa pelos 24 anos de atuação

Agência mantém excelente interlocução com o setor regulado, sendo reconhecida internacionalmente pela sua qualidade

No dia 26 de janeiro, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, completou 24 anos de atuação em prol da saúde no Brasil e a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, parabeniza a entidade, reforçando que ao longo dessas mais de duas décadas houve abertura para o diálogo a fim de que os processos industriais se mantivessem em contínua evolução, principalmente do ponto de vista qualitativo.

“A Anvisa sempre esteve ao nosso lado, ouvindo nossas demandas e auxiliando em toda a estruturação de uma cadeia produtiva forte, coerente e, acima de tudo, de qualidade. Por isso, comemoramos esses 24 anos de trabalho com o time da Anvisa por reconhecer que a atuação da Agência é indispensável à saúde nacional”, diz Franco Pallamolla, presidente da ABIMO.

A Anvisa mantém um corpo técnico altamente qualificado, consultores com experiências, inclusive, internacionais, exímia interlocução com todo o setor regulado e um marco regulatório consistente, que serve como inspiração para muitos outros países, o que a torna referencia, mesmo sendo ainda bastante jovem. Tanto que a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, a classificou como Agência Reguladora de Referência Regional.

Durante a pandemia de covid-19, a relação entre a ABIMO e a Anvisa tornou-se ainda mais próxima. Diante de uma situação emergencial, a entidade compreendeu este momento e simplificou processos de regularização de produtos indispensáveis para o combate ao covid-19. Com isso, máscaras, luvas e aventais – que por vezes faltaram nos hospitais -, e equipamentos médicos como o ventilador pulmonar, passaram a ser regularizados com muito mais agilidade, o que contribuiu para que diversas vidas fossem salvas. “A postura da Anvisa diante daquele cenário demonstrou que a Agência estava disposta a unir forças para combater a pandemia”, comenta Pallamolla.

A boa relação entre a ABIMO e a Anvisa vem de longa data. As duas entidades, inclusive, atuam em conjunto para combater a pirataria e o comércio irregular de dispositivos médicos, protegendo a saúde dos brasileiros; e promovem seminários e congressos educativos sobre o ambiente normativo e regulatório do país.

Publicado em 27/01/2023

Veja também