ABIMO apoia pesquisa do CBEXS para mapear lideranças de saúde no Brasil

Campanha pretende atingir profissionais do setor de coleta de dados essenciais para análise crítica e tomadas de decisões sobre o futuro da saúde no país

O Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXS) está lançando a campanha para a segunda edição do Atlas CBEXS, um censo abrangente dos gestores de saúde no Brasil. O objetivo do projeto é construir um retrato detalhado do perfil dos profissionais de gestão da cadeia do setor, que forneça informações valiosas sobre sua localização e principais características. O atlas é uma iniciativa única, que visa melhorar a liderança atual e moldar o futuro no setor de saúde, considerando os desafios específicos enfrentados por esses profissionais.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do CBEXS, Francisco Balestrin, a participação de todos os executivos de saúde é de extrema importância, já que conhecer e compreender o perfil diverso dos gestores do setor é fundamental para impulsionar a liderança atual e moldar o futuro da saúde no país. “Essa iniciativa pioneira traz insights valiosos sobre a liderança em saúde no Brasil, preenchendo uma lacuna de conhecimento sobre o perfil diverso desses líderes. Com os dados coletados, é possível compreender quem são as pessoas que tomam decisões sobre saúde, tanto no setor público quanto no privado, e traçar um panorama do histórico e da formação desses profissionais”, conta Balestrin.

“O Atlas CBEXS é uma oportunidade para os gestores de saúde no Brasil se fazerem ouvidos e contribuírem para a construção de um setor mais fortalecido e preparado para os desafios futuros”, afirma Tacyra Valois, diretora executiva do CBEXS. A primeira edição, que aconteceu em 2021, revelou dados importantes sobre a liderança da saúde no país e, nesta edição, o objetivo é dobrar o número de participantes para que possam ser revelados dados ainda mais completos sobre o setor. “O Atlas CBEXS permitiu a união de todos os elos da cadeia de saúde, com o propósito comum de colocar o paciente no centro das decisões e promover a saúde acessível e de qualidade para a população”, afirma o presidente.

A última edição do Atlas CBEXS teve como objetivo construir um retrato do perfil dos profissionais de gestão da cadeia de saúde no Brasil. O resultado dessa pesquisa foi um painel de extrema relevância, com a participação de mais de 1.500 executivos de todo o país, incluindo representantes de hospitais, clínicas, indústria farmacêutica, laboratórios e operadoras de saúde.

O questionário deste ano estará disponível para preenchimento até o final de agosto.

Para responder, basta acessar o site clicando aqui.

Você pode conhecer os resultados da primeira edição aqui.

Publicado em 02/08/2023

Veja também