Reuniões e encontros oficiais consolidam a atuação da Associação em defesa da indústria de dispositivos médicos e da #saudefeitanobrasil
Nos dias 18 e 19 de setembro, executivos da ABIMO estiveram em Brasília (DF) para uma série de compromissos estratégicos em defesa da indústria brasileira de dispositivos médicos.
Na quinta-feira, Paulo Henrique Fraccaro, CEO, Márcio Bósio, diretor Institucional, e Luiz Eduardo Costa, gerente de Inteligência Regulatória, reuniram-se com o diretor da 5ª Diretoria da Anvisa, Thiago Campos. Entre os temas debatidos estiveram a regularização da assistência técnica, manutenção e fornecimento de partes e peças de equipamentos médicos, além da necessidade de reforçar a fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras especialmente em períodos de grandes eventos no país, como a Feira Hospitalar e o CIOSP.
A 5ª Diretoria (DIRE5) da Anvisa atua na formulação de diretrizes e no estabelecimento de estratégias de monitoramento da qualidade e segurança dos produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.
Ainda no mesmo dia, os executivos representaram a Associação em solenidade na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Ortopedista. O encontro foi uma oportunidade para estreitar laços institucionais com Fernando Baldy, conselheiro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e José Paulo Gabbi, presidente do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Já na sexta-feira, a agenda incluiu reunião com o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, e com Daniela Marreco, diretora da 3ª Diretoria da Agência. Os debates giraram em torno de temas regulatórios cruciais, como a reesterilização de implantes ortopédicos ainda não utilizados e em embalagem original, além do reenquadramento desses produtos em novas famílias regulatórias. Também foram discutidas estratégias de combate à pirataria e à entrada de produtos irregulares no mercado nacional.
A 3ª Diretoria (DIRE3) é quem controla a Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS), responsável pela regulação e controle dos produtos para saúde no Brasil, incluindo equipamentos, materiais de uso em saúde e diagnósticos in vitro. O foco é garantir segurança, qualidade e eficácia desses produtos para os consumidores e pacientes.
As reuniões marcaram ainda as boas-vindas oficiais da ABIMO aos novos diretores da Anvisa, reforçando o papel institucional da Associação como interlocutora política e técnica da indústria nacional e reafirmando o compromisso de fortalecer o Complexo Econômico e Industrial da Saúde.
Publicado em 22/09/2025