Evento apresentou soluções de crédito para apoiar empresas; há linha emergencial para as afetadas pelo tarifaço dos EUA
Na quarta-feira, 17 de setembro, a ABIMO, em parceria com o SINAEMO e com apoio da Desenvolve SP, promoveu o evento “Financiamento Estratégico para a Indústria da Saúde”. Exclusivo para associadas, o encontro apresentou as soluções de crédito e financiamento atualmente disponíveis no país, com destaque para as linhas emergenciais criadas para apoiar as empresas penalizadas pelas tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
Na abertura, Paulo Henrique Fraccaro, CEO da ABIMO, destacou a gravidade do cenário: “Ser empresário no Brasil nunca é fácil. Se essa reunião tivesse ocorrido em janeiro, nem mesmo os mais pessimistas imaginariam que, hoje, os Estados Unidos aplicariam mais 40% de tarifa sobre nossos produtos. Nesse contexto, é muito importante que iniciativas como as da Desenvolve SP surjam para apoiar as empresas penalizadas pelo bloqueio ao mercado americano”, disse.
Na sequência, Ricardo Augusto Dalceno e Silva, consultor de Negócios da Desenvolve SP, detalhou todas as linhas de apoio estruturadas e emergenciais voltadas para a indústria instalada no Estado de São Paulo, esclareceu dúvidas e se colocou à disposição para atendimentos individualizados.
Silva ressaltou que os financiamentos contemplam todas as fases de negócio e alertou sobre um ponto importante: o Índice Paulista de Desenvolvimento Municipal (IPDM) é utilizado como fator para estimular regiões menos desenvolvidas, o que faz com que as taxas de juros variem de acordo com o CEP da empresa solicitante.
Além disso, explicou que projetos que envolvem múltiplas áreas podem acessar mais de uma linha de crédito simultaneamente, reduzindo custos. Ele lembrou que, no caso da indústria de dispositivos médicos, inclusive os custos relacionados à certificação e registro de novos produtos na Anvisa podem ser contemplados.
Linhas de crédito como Crédito Simplificado, FIP, BNDES Automático, FINEP Inovacred, Linha Economia Verde, Desenvolve Mulher e, de forma especial, o Giro Exportador (voltado às empresas impactadas diretamente pelo tarifaço dos EUA) foram apresentadas como oportunidades de suporte às indústrias do setor.
Para acessar um descritivo mais completo das linhas de crédito detalhadas por Silva, clique AQUI. O acesso ao crédito deve sempre ser solicitado diretamente no portal da Desenvolve SP: https://www.desenvolvesp.com.br/.
Publicado em 18/09/2025