Com rodadas de negócios e seminários em Buenos Aires e Assunção, ação do Brazilian Health Devices fortalece laços com dois mercados estratégicos para as exportações nacionais
A próxima ação do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será uma Missão Comercial na Argentina e no Paraguai com o objetivo de aproximar ainda mais a indústria brasileira das oportunidades comerciais nesses mercados estratégicos.
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, as empresas participantes estarão em Buenos Aires, capital da Argentina e nos dias 3 e 4 de julho, a missão ocorrerá em Assunção, no Paraguai. Nos quatro dias de evento, participarão 15 empresas associadas ao BHD. Em ambos os destinos, a programação inclui rodadas de negócios com distribuidores locais de dispositivos médicos e seminários técnicos, organizados em parceria com as Embaixadas do Brasil em cada país.
A América Latina tem papel fundamental nas exportações brasileiras do setor, e Argentina e Paraguai estão entre os 10 principais destinos dos dispositivos médicos nacionais em 2024. No ano passado, a Argentina ocupou o segundo lugar nesse ranking, com importações de US$ 102,03 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2023. Já o Paraguai, na nona posição, importou mais de US$ 42 milhões, um aumento de 28% no mesmo período.
Erick Marcondes, CEO da Solidsteel, uma das empresas participantes da missão, acredita que a ação representa um marco importante na trajetória de internacionalização da marca. “Já exportamos nossos equipamentos laboratoriais para outros países e temos muito orgulho de levar a qualidade e a tecnologia brasileiras além das nossas fronteiras”, afirma.
Entre os principais produtos exportados para esses mercados estão sacos e bolsas plásticas de uso médico e preparações opacificantes para exames radiológicos. A Argentina também se destaca na importação de instrumentos de medição de pressão, categutes para suturas, autoclaves e aparelhos de esterilização. Já o Paraguai adquiriu, em volume significativo, caixas para esterilização, secadores laboratoriais e curativos.
A missão tem como foco fortalecer relações comerciais, ampliar o entendimento sobre as exigências locais e abrir portas para que mais fabricantes brasileiros avancem no processo de internacionalização.
“Nossa expectativa com o BHD vai muito além”, acrescenta Marcondes. “Buscamos expandir e aprimorar significativamente nossa presença internacional. Pretendemos apurar oportunidades de mercado, identificar tendências globais que possam influenciar o desenvolvimento de futuros produtos e, principalmente, estreitar o relacionamento com distribuidores e parceiros estratégicos que nos ajudem a consolidar e aprofundar nossa atuação no exterior”, relata.
Renan Trentin Alves, executivo de Negócios Internacionais da Bio Implante, também expressa entusiasmo com a missão: “Gostamos muito das ferramentas e soluções do BHD para impulsionar as empresas brasileiras no mercado externo e estamos muito ansiosos pela participação nessa missão comercial”, diz. Segundo Alves, a viagem será dedicada à busca por novos parceiros de negócios, já que a empresa ainda não tem atuação direta nos dois países a serem visitados. “Podemos ajudar a fomentar nosso continente com novas oportunidades, tanto para nós quanto para nossos futuros distribuidores”, finaliza.
Publicado em 12/06/2025