Cirurgiões-dentistas do CROSP e da FAOA fizeram centenas de orientações e anamneses durante campanha de conscientização realizada na avenida Paulista, em São Paulo (SP)
No dia 20 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal, a campanha Sorrir Muda Tudo realizou uma ação de conscientização na calçada da FIESP, na avenida Paulista, ponto turístico de São Paulo por onde passam cerca de 1,5 milhão de pessoas todos os dias. Na ocasião, cirurgiões-dentistas e suas equipes atenderam a população que saiu do local com uma avaliação criteriosa da saúde bucal, instruções sobre como garantir a higiene dos dentes e da boca e um kit composto por creme, escova e fio dental.
Entre 10h e 15h30 daquela quarta-feira, mais de 300 cidadãos que visitaram o espaço foram avaliados por profissionais do CROSP – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e da FAOA – Faculdade de Odontologia da APCD. Durante a anamnese, os cirurgiões-dentistas consideraram a necessidade de tratamento restaurador ou protético, a qualidade da higiene e a presença de lesões na boca dos pacientes.
“Esse ano temos muito a comemorar, pois batemos o recorde de atendimentos durante nossa ação do movimento Março Brilhante, mês de conscientização e prevenção de doenças ligadas à saúde bucal”, comenta Rayssa Damasceno, coordenadora de comunicação da ABIMO, recordando que a campanha entrou, em 2024, no quarto ano de existência.
À noite, das 19h às 22h, o prédio da FIESP permaneceu iluminado, lembrando a todos que por ali passavam da importância de cuidar da saúde da boca e sua estreita relação com a saúde geral do corpo.
Para a executiva da ABIMO, é importante enfatizar que o projeto segue em contínuo crescimento graças ao apoio das entidades e indústrias patrocinadoras que cedem recursos tanto humanos quanto financeiros para a organização e execução das ações. “Pudemos observar a consolidação desse nosso importante projeto durante o 41º CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), quando realizamos quatro dias de palestras, todas lotadas de profissionais e estudantes do setor interessados em expandir seus conhecimentos, e agora, na nossa tradicional ação na calçada da FIESP”, complementa.
No total, foram distribuídos mil kits doados pela Dental Med Sul e a ação, realizada pela ABIMO em conjunto com o ComSaude/FIESP, contou com patrocínio da Dentsply Sirona e da Kulzer; e apoio das principais entidades da odontologia nacional como ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital), APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).
A campanha é voltada tanto para cirurgiões-dentistas, visto que trabalha pela valorização do profissional e do setor, quanto para a população que carece de conscientização e acolhimento quando o assunto é saúde bucal. A ABIMO planeja novas ações para 2024.
Confira o álbum de fotos completo clicando AQUI.
Publicado em 27/03/2024