As 27 empresas brasileiras que estiveram no evento realizaram cerca de 1.800 contatos que, juntos, devem se transformar em mais US$ 16,5 milhões em negócios nos próximos 12 meses
O pavilhão brasileiro montado durante a edição de 2024 da Arab Health encerrou o evento com resultados bastante positivos. As 27 empresas que estiveram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e participaram da maior feira do setor de dispositivos médicos do Oriente Médio e Norte da África entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro conquistaram US$ 2,1 milhões em negócios imediatos. Porém, os ganhos não se encerram junto com a exposição. As companhias esperam gerar, ao longo dos próximos 12 meses, mais US$ 16,5 milhões em contratos em decorrência da participação.
Organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o pavilhão se beneficiou da intensa movimentação da feira que recebe cerca de 100 mil visitantes de mais de 100 países. Ao longo dos quatro dias, foram concretizados 1.863 contatos com representantes de nações como Arábia Saudita, Argélia, Egito, Emirados Árabes, Índia, Jordânia e Tailândia.
“Essa foi nossa 21ª participação no evento. O conhecimento adquirido ao longo de duas décadas de presença nos permite identificar as melhores oportunidades e formas de abordagem diante de culturas bastante distintas. Com isso, temos cada vez mais efetividade em nossas ações nas feiras internacionais”, explica Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO. Um ponto importante de ser mencionado é que os Emirados Árabes Unidos, que sediam a Arab Health, são o sexto país no ranking dos principais compradores de dispositivos médicos brasileiros.
A Braile Biomédica encerrou sua estreia no evento satisfeita com os resultados conquistados. “Foi uma experiência rica e cheia de oportunidades de negócios para levar nossos produtos para muitos novos países, sempre com o objetivo de salvar vidas”, comentou Vanessa Carvalho, representante da empresa, enfatizando que foram feitos bons contatos não somente com países do Oriente Médio, mas também da África e da Ásia.
Esse é justamente um dos focos da ida do pavilhão brasileiro para o evento: a abertura de novos mercados. A presença também contribui com o reconhecimento da marca Brasil perante os outros países. É o que afirma Tatiana Riera, chefe de Operações da ApexBrasil no Oriente Médio. “A relevância desse setor é cada vez mais forte na região, uma vez que saúde é tema prioritário. Assim, vamos trabalhar para que cada vez mais produtos brasileiros possam alcançar o cenário internacional e representar nosso país com toda a qualidade que temos”, diz. A executiva enfatiza que a ApexBrasil tem um escritório em Dubai para apoiar as empresas brasileiras na jornada de internacionalização.
Sidney Leon Romero, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, visitou o pavilhão brasileiro, conhecendo um pouco mais a fundo o setor de dispositivos médicos e o potencial das fabricantes nacionais.
Após conversar com Paulo Henrique Fraccaro, CEO ABIMO que acompanhou a comitiva na ação, e também com as marcas expositoras, Romero se mostrou motivado por reconhecer que essa é uma excelente oportunidade para impulsionar a indústria brasileira no cenário externo e fortalecer laços diplomáticos. “Foi ótimo conhecer esse setor com tanto valor agregado, aberto à inovação e tão representativo da indústria brasileira e que estava no evento sendo disputado e analisado pelos maiores players mundiais”, finalizou.
Publicado em 09/02/2024