Evento é tido como o principal do setor no Oriente Médio e será realizado em Dubai entre 7 e 9 de fevereiro
Organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o pavilhão brasileiro composto por 15 fabricantes nacionais de produtos para odontologia segue para a AEEDC, maior feira do segmento na região do Oriente Médio, com a expectativa em alta.
Isso porque, na edição do ano passado, os resultados do pavilhão superaram os obtidos no ano anterior, fazendo com que a perspectiva para essa edição de 2023 seja ainda melhor. “No início de 2022, muitos países ainda estavam com restrições devido à pandemia de covid-19. Agora, com a crise muito mais estabilizada, acreditamos que a visitação da feira pode subir, aumentando as chances de bons negócios internacionais”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
A feira será realizada entre 7 e 9 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e, nesta edição, deverá reunir 3 mil expositores.
Um exemplo de boas perspectivas vem da Bio-Art. Participando da AEEDC pela nona vez, a empresa afirma que os resultados de 2022 foram bons e que, para 2023, há expectativa de crescimento. “No ano passado pudemos desenvolver novos parceiros comerciais, apresentar nossos produtos e investir no marketing de relacionamento com clientes antigos. Agora, no comparativo com o ano anterior, planejamos um aumento de 15% no faturamento dos países do Oriente Médio e da África”, diz André Santos, do departamento de marketing e vendas da companhia.
Na visão de Luciano Marques, gerente de exportação da Indusbello, os produtos brasileiros para odontologia são muito bem-vistos e requisitados no mercado internacional, o que faz da participação das fabricantes em feiras como a AEEDC uma excelente oportunidade estratégica. “Já participamos de duas edições do evento. Existe um reconhecimento pela qualidade dos produtos brasileiros e, hoje, os clientes estão buscando mais qualidade do que preço”, declara. O executivo relata que a empresa busca aumentar o número de contatos, firmar parcerias com distribuidores já conquistados e abrir canais de vendas em países como Egito, Arábia Saudita e Kuwait.
Essa percepção justifica o bom desempenho do setor no mercado externo. Em 2022, as empresas associadas ao BHD exportaram US$ 39,26 milhões em produtos odontológicos, sendo que instrumentos para odontologia, cimentos e produtos para obturação, aparelhos de raio-x de tomada maxilar e cadeiras de dentistas foram os itens mais requisitados.
Com mais de 400 produtos em linha, a Maquira também estará ambientada no pavilhão brasileiro. Para esta edição, o foco da marca está no contato com distribuidores de diferentes regiões. “Buscamos relacionamento com o Sudão, onde ainda não temos distribuidor; com Argélia, Tunísia e Marrocos, por serem países onde nossa participação ainda é pequena; e com Arábia Saudita e Irã, locais onde pretendemos trocar os distribuidores que temos hoje”, explica Daniel Maia, gerente de vendas internacionais da companhia.
Em 2022, a AEEDC atraiu 66 mil visitantes vindos de 155 países, o que gerou US$ 3,9 bilhões em negócios. Na ocasião, o pavilhão brasileiro também contava com 13 empresas que firmaram US$ 2 milhões em contratos e encerraram o evento com a expectativa de concretizar mais US$ 9 milhões em novos negócios ao longo dos 12 meses seguintes.
Publicado em 18/01/2023