Onze fabricantes estarão no pavilhão nacional; evento será realizado em Singapura
A indústria brasileira de odontologia vive um momento de ascensão com as exportações em constante crescimento, porém essas negociações ocorrem prioritariamente com países americanos e europeus. A fim de romper barreiras geográficas e alcançar novos mercados para comercialização de seus produtos, onze empresas associadas ao Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estarão na edição de 2022 da International Dental Exhibition and Meeting (IDEM), evento que será realizado entre 7 e 9 de outubro em Singapura.
Com cerca de 500 expositores vindos de mais de 30 países, a feira é considerada a principal do setor odontológico da região Ásia-Pacífico. “O evento reúne as tendências de mercado, produtos, tecnologias e serviços mais inovadores e, para as empresas brasileiras, representa uma excelente oportunidade de abrir novos mercados com países que ainda não compram do Brasil”, explica Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
Em recuperação após a pandemia de covid-19, a fase é positiva para essas fabricantes. Em 2021, o segmento de odontologia brasileiro apresentou crescimento de 38,96% nas exportações, que seguem em alta também em 2022. Somente no primeiro semestre deste ano, foram exportados US$ 57,8 milhões, valor 27,96% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
As participantes estão otimistas com a possibilidade de expor seus portfólios em um evento deste porte. “Queremos aumentar nossa participação com os tigres asiáticos”, diz Paula Silvério, da Maquira, referindo-se a Coreia do Sul, Hong Kong, Singapura e Taiwan. Na visão da executiva, ainda há muito espaço para que o Brasil mostre sua potência. “Sinto que muitas nações da Ásia ainda se surpreendem com o nosso nível tecnológico e com o tamanho do nosso mercado e o desempenho das nossas universidades”, complementa.
É justamente essa qualidade somada a bons preços que despertam o interesse do mercado externo, como comenta Fabio Sesti, da Orthometric. “Em geral os produtos odontológicos brasileiros são muito bem aceitos por todo o mundo e acredito que na Ásia não será diferente. Conseguimos aliar alta qualidade a preços extremamente competitivos”, diz.
Como a feira é bianual, foram quatro anos sem o evento presencial devido à covid-19. Portanto, há uma sede muito grande dos participantes para a exposição deste ano, que marca a retomada. “Após a pandemia, as relações comerciais entre Brasil e Ásia aumentaram consideravelmente. Notamos uma maior procura de distribuidores asiáticos por fabricantes brasileiros”, pontua Júlia Magatão, da DSP Biomedical, que também estará no evento em busca de contatos com Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Singapura e Tailândia.
Esta será a quarta vez que o BHD organiza o pavilhão brasileiro no evento, oferecendo um importante suporte para as marcas expositoras. Para Sesti, essa atuação é fundamental. “Sem essa parceria muito provavelmente não teríamos condições de organizar e participar de um evento tão distante e com uma cultura tão diferente da nossa. Além disso, estar em um pavilhão representando nosso país nos dá mais credibilidade perante os futuros parceiros”, conta.
Publicado em 09/09/2022