Indústria brasileira de laboratório busca ampliar reconhecimento mundial na Medlab

Evento será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no início de fevereiro

O Brasil é um dos 40 países fabricantes de produtos para laboratórios que estarão presentes na Medlab, principal feira do segmento no Oriente Médio e norte da África. O evento  será realizado entre 6 e 9 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o pavilhão nacional contará com cinco empresas.

Ao longo de quatro dias, a organização da feira espera receber 20 mil visitantes que circularão pelo pavilhão para conhecer os 700 expositores. O cenário é bastante atrativo e o ambiente de negócios constituído no evento, proveitoso. “No ano passado, entre janeiro e novembro, as empresas da vertical de laboratório associadas ao BHD exportaram US$ 1,34 milhão em produtos. A possibilidade de estar frente a frente com alguns dos principais compradores e distribuidores é essencial para qualquer companhia interessada em ampliar sua atuação internacional”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

Com um novo portfólio de produtos, o Grupo Kolplast seguirá para a Medlab focado em fomentar suas relações com países da Europa, América do Sul e Estados Unidos. “Temos concorrentes que atuam nesses países, então nossas expectativas são boas com relação a esses mercados”, comenta Fernanda Priori, gerente de vendas.

A empresa é exemplo de como a indústria de laboratório no Brasil ganhou notoriedade durante a crise de covid-19. “Somos fabricantes e temos um excelente posicionamento de marca. Durante a pandemia, quando ninguém tinha produtos para realização do teste para detecção do novo coronavírus, fomos a primeira empresa a fabricar os swabs e contribuir com o abastecimento no país”, explica Fernanda, lembrando que, na ocasião, a principal concorrente da empresa, uma fabricante norte-americana, deixou de atender o Brasil.

A feira promove a junção de vendedores e compradores de todos os cantos do mundo, porém, por ser realizada nos Emirados Árabes Unidos, tem uma representação bastante fortalecida no Oriente Médio, território em que o produto brasileiro vem ganhando cada vez mais importância.

Um dos principais indicadores desta movimentação é que, entre janeiro e novembro de 2022, o Brasil exportou US$ 20 milhões em dispositivos médicos para a região, valor 47,16% superior ao conquistado no mesmo período do ano anterior. “Entre as empresas participantes do BHD – que já têm um empenho maior em internacionalização, o crescimento foi de 26,43%, número igualmente motivador”, finaliza Larissa.

Publicado em 17/01/2023

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