Exportações de dispositivos médicos têm alta de 22,3% no primeiro trimestre

Entre janeiro e março, país exportou US$ 247,6 milhões; Estados Unidos são o principal destino dos dispositivos médicos brasileiros

As exportações brasileiras de dispositivos médicos tiveram alta de 22,3% no primeiro trimestre deste ano quando comparado com o mesmo período de 2023. Entre válvulas cardíacas, sacos e bolsas de plástico para uso na medicina, artigos e aparelhos ortopédicos, categutes esterilizados e pensos adesivos, entre outros itens, foram mais de 190 produtos comercializados, que somaram US$ 247,6 milhões em vendas externas.

Entre as empresas participantes do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o crescimento nas exportações também foi bastante significativo no primeiro trimestre de 2024: +12,4% no comparativo com o primeiro trimestre do ano passado.

No total, essas empresas exportaram 111 produtos para 108 países, totalizando US$ 27,4 milhões. De acordo com dados da ApexBrasil, esse montante representa 11% do total de dispositivos médicos exportados pelo país.

Nas exportações gerais, a vertical que mais contribuiu para o resultado positivo foi a médico hospitalar, que representa ⅔ do total de exportações e apresentou crescimento de mais de 26% principalmente devido ao aumento expressivo nas vendas internacionais de equipamentos médicos que somaram, sozinhos, US$ 34,4 milhões. Na sequência, temos o segmento de reabilitação com crescimento de 21,11% no período, seguido por odontologia (+13,8%) e laboratório (+10,6%).

Quem mais comprou dispositivos médicos do Brasil foram os norte-americanos, que ocupam o primeiro lugar do ranking. “Apesar disso, países da América Latina como Argentina, México, Colômbia e Chile também se destacam com 40% do total de aquisições brasileiras. Mas não podemos deixar de observar a presença da Europa com a Bélgica despontando como terceiro principal destino das nossas exportações”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.

Publicado em 07/05/2024

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