Em novo encontro com a equipe de transição do Governo Federal, ABIMO reforça demandas da indústria da saúde

Apresentação foi realizada durante Fórum Nacional da Indústria, evento coordenado pela CNI

Na última segunda-feira, 28 de novembro, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos participou do Fórum Nacional da Indústria. Na ocasião, a equipe de transição do Governo Federal estava presente para conhecer as demandas do setor industrial brasileiro apresentadas pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), coordenadora do fórum.

“As medidas propostas pela CNI envolvem um conjunto de políticas e temas que visam retomar o protagonismo da indústria brasileira, incluindo as fabricantes de dispositivos médicos”, explica Márcio Bósio, diretor institucional da ABIMO, que acompanhou o evento virtualmente. Segundo o executivo, a proposta é que a Confederação possa coordenar esse trabalho com as principais demandas voltadas ao crédito, à reforma tributária e a outras questões de desenvolvimento do setor industrial.

Entre as políticas para o plano de retomada da indústria estão financiamentos e garantias com base em linhas de crédito estruturantes. Nesse contexto, o BNDES surgiria como agente de desenvolvimento, ofertando linhas de crédito a serem utilizados inclusive para financiamento de exportações.

Ainda pensando em comércio exterior, os participantes do fórum comentaram sobre a necessidade de ampliar acordos de comércio, principalmente com a Europa, e sobre medidas para que o Brasil possa ingressar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Na ocasião, a reforma tributária foi apontada como ação urgente, já que a simplificação de impostos promoveria uma melhoria no ambiente de negócios e maior segurança jurídica; e foi sugerida a recriação do Ministério da Indústria e Comércio. Também foram mencionadas ações para alavancar micro e pequenas empresas, melhorar a capacitação dos recursos humanos, utilizar o poder de compra do Estado, e otimizar da adesão tecnológica, principalmente dentro do contexto da 4ª revolução industrial.

Paralelamente às ações que fortalecerão a indústria de forma geral, Bósio apresentou três temas importantíssimos para a melhoria do setor industrial da saúde. O primeiro deles diz respeito ao fim da lista covid, que zera o imposto de importação de diversos itens e dificulta a competitividade do produto nacional dentro do nosso território.

O segundo é a isonomia tributária, fundamental para a sustentabilidade do setor. Já o terceiro, mais abrangente, remete à importância de retomar o Complexo Econômico e Industrial da Saúde como uma política de estado voltada ao fortalecimento da produção local, reduzindo a vulnerabilidade do sistema de saúde.

Presente em mais este evento, a ABIMO reforça sua interlocução com a equipe de transição do Governo Federal a fim de conquistar um cenário mais favorável às fabricantes nacionais de dispositivos médicos.

 

Publicado em 01/12/2022

Veja também