Com lideranças do setor, Welcome Saúde debate desafios do próximo quadriênio

Encontro foi realizado dia 7 de fevereiro em Brasília; diretoria da ABIMO participou de mesa-redonda

O início de um novo governo é sempre um momento propício para o debate acerca da reestruturação necessária para o desenvolvimento do país. No dia 7 de fevereiro, o Grupo Mídia realizou, em Brasília, mais uma edição do Welcome Saúde. O evento, que teve como tema central “Perspectivas políticas e econômicas para os próximos quatro anos”, reuniu lideranças do setor. Paulo Henrique Fraccaro e Márcio Bósio, respectivamente superintendente e diretor institucional da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, estiveram presentes.

Foram realizadas duas mesas redondas que abordaram deste a integração da saúde pública com a suplementar até os principais desafios de gestão e financiamento dentro do segmento. Fraccaro foi um dos debatedores do painel intitulado “Mudança no comando: a nova gestão brasileira e seus impactos na saúde”.

O executivo enfatizou que o encontro, realizado sempre no primeiro bimestre, permite que o setor converse sobre as expectativas para o ano que está começando. “Há diversas preocupações. Temos uma mudança de governo com novas pessoas, algumas já experientes, outras que entram por indicações políticas. Tudo isso cria uma complexidade até mesmo para a definição se os objetivos propostos serão ou não alcançados. No Brasil, isso já faz parte da nossa rotina, e cabe a nós, como entidade, e aos empresários identificar os caminhos para que nossos projetos e os projetos do governo possam ser realizados”, diz.

Durante sua argumentação na mesa redonda, Fraccaro comentou que o setor está à disposição da nova equipe do Ministério da Saúde para compartilhar informações sobre o segmento em busca de melhorias efetivas. Outro ponto por ele destacado diz respeito à judicialização da saúde. “Trata-se de um meio que quebra o sistema, seja público ou privado”, disse reforçando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que, mesmo que careça de melhorias, oferta uma assistência universal a todos os brasileiros.

Moderada por Lauro Miquelin, CEO da L+M, a mesa também recebeu Hisham Hamida, membro da diretoria executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e secretário municipal de Saúde de Pirenópolis (GO); Pedro Westphalen, deputado federal (PP-RS); e Renato Casarotti, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).

Na sequência, o evento promoveu o debate “Saúde para todos: as iniciativas políticas e econômicas para suprir essa necessidade”. A edição de 2024 do Welcome Saúde está prevista para 29 de fevereiro.

Publicado em 10/02/2023

Veja também