Ação foi realizada entre 25 e 27 de janeiro em São Paulo; previsão é de gerar de mais US$ 6,78 milhões em novos negócios nos próximos 12 meses
Após três dias de encontros que geraram 139 reuniões entre 28 fabricantes brasileiras de dispositivos odontológicos e nove compradores internacionais, o Projeto Comprador – ação promovida pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – gerou US$ 2,35 milhões em negócios com a previsão de ampliar esse volume em US$ 6,78 milhões nos próximos 12 meses.
Esta foi a primeira rodada de negócios presencial após a pandemia de covid-19 e os resultados foram bastante satisfatórios. Na visão de Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO, o desfecho surpreendeu. “Em apenas três dias alcançamos números muito positivos, o que valida o Projeto Comprador como uma ação extremamente assertiva”, diz.
A executiva comenta que possibilitar que a indústria nacional encontre compradores de diferentes regiões em um mesmo momento e sem sair do país é engrandecedor. “Nas nossas rodadas, muitas empresas acabam tendo contato com mercados que muitas vezes nem estavam nos seus planos estratégicos. E isso abre novas portas e alavanca as oportunidades de internacionalização”, afirma.
Esta edição do Projeto Comprador foi realizada durante o 40º CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), aproveitando, portanto, o excelente ambiente de negócios promovido pelo evento. É o que detalha José Fernando Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO. “Muitas das empresas associadas ao BHD e que estavam participando do projeto tinham estandes na feira. Assim, após as reuniões individuais, elas conseguiam dar continuidade aos contatos, levando os compradores até o estande para demonstrar produtos e entregar amostras. Essa possibilidade ampliou ainda mais o escopo positivo de um projeto que desenvolvemos há bastante tempo”, comenta.
Entre 25 e 27 de janeiro, o projeto recebeu compradores da Colômbia, Israel, Índia, Arábia Saudita, África do Sul e México, promovendo a indústria nacional frente ao mundo.
Representante da empresa árabe MBA Dental que está há mais de 20 anos no mercado odontológico, Bahaa Barakat disse ter ficado impressionado com a organização da ação, tornando-se um dos exemplos de contato que participou das reuniões e, posteriormente, visitou as empresas no pavilhão de exposições. “Foi um evento muito bom, com ótimas reuniões e a apresentação dos materiais de forma bastante organizada”, disse, enfatizando que os contatos previamente agendados atendiam precisamente às demandas que ele buscava solucionar.
Do outro lado – o das fabricantes brasileiras – a possibilidade de direcionar as reuniões a quem estava interessado nos seus produtos foi um dos grandes diferenciais. “Por meio da plataforma digital disponibilizada pela ABIMO, pudemos agendar reuniões com compradores que haviam demonstrado interesse em conhecer nossa empresa e portfólio de produtos”, comenta Luiza Calumby, representante da Orthometric, empresa brasileira habituada a participar de diferentes feiras e exposições do setor de odontologia no mundo.
Ao longo de 2023, o Brazilian Health Devices deve promover outras edições do Projeto Comprador, colocando a indústria nacional de dispositivos médicos em contato direto com compradores interessados em conhecer mais a fundo a excelência do produto brasileiro.
Publicado em 02/02/2023