ABIMO participa de evento que fomentou a integração do Brasil com os EUA

Time da Associação foi convidado pela Amcham; saúde é um dos setores prioritários

A indústria brasileira de dispositivos médicos tem uma boa relação comercial com os Estados Unidos, país que se destaca como um dos principais importadores dos produtos de saúde nacionais. Para fomentar ainda mais esse relacionamento, o time do Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participou, em 15 de setembro, de um importante evento setorial.

Na ocasião, a Amcham – American Chamber of Commerce in São Paulo, entregou, ao Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, propostas para fomentar as cadeias de fornecimento entre o Brasil e os Estados Unidos a partir de sete áreas: tributação internacional, cooperação e investimentos em setores prioritários, facilitação de comércio, financiamento, preferências  tarifárias, agenda regulatória e acordos de comércio.

José Fernando Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO, representou o BHD. “A saúde é apontada como um dos setores prioritários e o documento propõe o melhor aproveitamento da estrutura regulatória implantada em ambos os países e das afinidades presentes entre as autoridades nacionais, membros de conselhos que buscam a harmonização e a equivalência regulatória”, explica. Esta convergência, já estimulada pelo recém promulgado Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica firmado entre os países, que beneficiará todos os segmentos industriais sujeitos à regulação.

Além do Ministro, estiveram presentes no encontro o embaixador Augusto Pestana, presidente da ApexBrasil; a sra. Deborah Vieitas, CEO da Amcham; e o sr. Douglas Koneff, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; e representantes de empresas e entidades associadas à Câmara.

O Ministro França recebeu as propostas e se comprometeu a apresentá-las à Presidência da República. “O representante da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil também afirmou que trabalhará os temas com sua equipe, incorporando-os na agenda de trabalho de cooperação entre os países”, conta Dantas.

Além das autoridades, o encontro deu voz aos representantes de empresas e entidades presentes. Pela ABIIS – Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, Bruno Boldrin afirmou o interesse do setor na convergência regulatória e apresentou a Proposta de Política Industrial para o Setor de Dispositivos Médicos, projeto construído pela ABIMO em conjunto com a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para a Saúde e a ABRAIDI – Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde.

Publicado em 22/09/2022

Veja também