Entidades debatem a necessidade de fortalecimento da cadeia produtiva da saúde em reunião com Jarbas Barbosa, da OPAS

Encontro foi realizado na FIESP em São Paulo 

No dia 10 de julho, Jarbas Barbosa, diretor-geral da OPAS, esteve em São Paulo para uma reunião focada em ampliar o relacionamento com entidades da saúde. Jamir Dagir Jr. e Paulo Henrique Fraccaro, presidente e CEO da ABIMO, receberam o executivo focados em apresentar informações que validem a importância do fortalecimento da cadeia produtiva da saúde. Fraccaro, anfitrião do encontro, também representou Ruy Baumer, diretor titular do ComSaude/Fiesp.

Na ocasião, Barbosa falou sobre as mudanças que a pandemia provocou no setor de saúde, despertando fragilidades que precisam ser trabalhadas. “A covid-19 nos mostrou que não podemos depender da importação de produtos para a saúde, medicamentos e vacinas. De maneira estratégica, temos de estimular o setor privado e os governos para fortalecer a capacidade de produção na América Latina e no Caribe”, disse.

Segundo ele, essa é uma medida emergencial, mas que se torna fundamental para um futuro que em breve chegará. “Sentiremos esses efeitos hoje, mas também na próxima pandemia, que um dia surgirá. E, quando surgir, não teremos como depender novamente de vendas de EPIS e respiradores, por exemplo, da Índia e da China”, pontuou enfatizando que o Brasil tem um parque produtivo excelente e muito capaz de garantir as demandas tanto internas quanto contribuir com o mercado externo. Segundo Barbosa, a OPAS tem trabalhado nesse modelo de incentivo colaborando com os governos e trazendo propostas racionais.

A fala do executivo coincide com as abordagens da ABIMO, que está continuamente em busca do fortalecimento da indústria de dispositivos médicos reconhecendo o potencial das fabricantes brasileiras e pontuando todos os desafios que precisam ser vencidos.

Recentemente, a entidade comemorou a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, que garantirá 60% de desconto na alíquota base para todo o setor de saúde. Sobre o assunto, Fraccaro mencionou que ainda existem pontos a serem trabalhados, mas que essa foi uma vitória. “Teremos longas discussões pela frente”, disse o CEO ao detalhar a PEC 45 e os impactos das mudanças na produção interna de produtos para a saúde.

O encontro ainda debateu o acesso da população brasileira ao atendimento, bem como a cooperação técnica entre países para melhoria da qualidade da assistência. Além dos representantes da ABIMO e de Barbosa, também participaram da reunião Luiz Monteiro Filliettaz, membro do ComSaude/Fiesp; Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma; Denise Eloi, CEO do ICOS representando o presidente Giovanni Cerri; e os representantes da OPAS no Brasil, Socorro Gross, Janine Giuberti Coutinho e Julio Pedroza.

Publicado em 14/07/2023

Veja também