Em reunião com equipe de transição do Governo Federal, ABIMO reforça importância de uma política de estado para a saúde

Encontro foi realizado em Brasília e também debateu isonomia tributária e fim da lista covid

Visando a conquista de melhorias efetivas para o desenvolvimento do setor de dispositivos médicos no Brasil, a diretoria da ABIMO esteve, na manhã desta terça-feira (22), reunida com o GT Saúde da equipe de transição do Governo Federal. Outras entidades representativas do segmento também participaram do encontro realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

Sob a coordenação dos ex-ministros da saúde Arthur Chioro e José Gomes Temporão e do senador Humberto Costa, o grupo de trabalho buscava, no encontro, ouvir o setor sobre as discussões vigentes que envolvem a construção de uma política industrial para, então, iniciar a constituição das pautas que serão trabalhadas pelo Ministério da Saúde. Franco Pallamolla e Márcio Bósio, respectivamente presidente e diretor institucional da ABIMO, estiveram presentes. Além deles, Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da entidade, e Ruy Baumer, presidente do SINAEMO e diretor titular do ComSaude, acompanharam a ação remotamente.

“O debate acerca do desenvolvimento da saúde, em especial do setor de dispositivos médicos, passa pela consolidação de uma política de estado onde o Sistema Único de Saúde (SUS) defina suas prioridades e garanta maneiras para que essas demandas sejam atendidas internamente, o que promove as fabricantes nacionais e reduz a vulnerabilidade da assistência”, explica Pallamolla.

Garantir uma política de estado – e não uma política de governo que fica dependente das mudanças eleitorais ocorridas a cada quatro anos – é um dos grandes pleitos da ABIMO no momento. Na reunião, a entidade também defendeu a isonomia tributária, questão fundamental para a sustentabilidade do setor; e o fim da lista covid, que zera o imposto de importação de diversos itens, prejudicando todas as empresas que investiram ao longo da pandemia para ampliar suas capacidades produtivas e atender às necessidades pontuais que surgiram quando o mercado externo deixou de atender o Brasil.

A ABIMO segue em contato com a equipe de transição do Governo Federal a fim de manter os membros cientes das necessidades da indústria para que o setor produtivo brasileiro seja fortalecido e, assim, torne o país menos dependente de importações e mais capaz de gerir as próprias demandas diante de cenários de escassez e crise.

Publicado em 23/11/2022

Veja também