Principal exposição do setor de saúde do mundo será realizada entre 11 e 14 de novembro na Alemanha; pavilhão nacional terá 15 empresas
O tradicional pavilhão brasileiro estará novamente na feira MEDICA, na Alemanha. Composto por 15 empresas e organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o espaço apresentará, pelo 22º ano, a qualidade do produto nacional aos mais de 80 mil visitantes que devem comparecer ao evento.
A exposição ocorrerá em Düsseldorf entre 11 e 14 de novembro e as expectativas estão altas. Durante a participação de 2023, o volume de negócios fechados pelas marcas brasileiras ao longo do evento foi de US$ 469 mil, com a perspectiva de gerar cerca de US$ 11 milhões em contratos nos 12 meses seguintes à feira.
O histórico positivo do pavilhão do BHD no evento é importante para os bons resultados dos últimos anos, como comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO. “Participamos há mais de 20 anos da feira, o que nos gerou uma boa bagagem de conhecimento sobre o evento. Com isso, sabemos como abordar os potenciais clientes que circulam por lá e temos experiência em conduzir esses contatos para que não se percam nos meses seguintes à exposição. Muitas negociações começam na feira MEDICA e se concretizam posteriormente”, explica a executiva.
Para a Traumec, que participa da MEDICA há 10 anos, as perspectivas para o evento são bastante positivas. “Este ano, as expectativas estão ainda mais altas, com a oportunidade de conexão com parceiros estratégicos de diversos países. A empresa está animada para apresentar suas inovações e fortalecer laços com profissionais da área, visando ampliar sua rede de contatos e explorar novas possibilidades de colaboração. Acreditamos que essa edição será um marco importante para o futuro da Traumec e para o avanço das soluções em saúde”, diz Alessandro Oliva, gerente de Comércio Internacional da marca.
“Para nós, a feira é uma plataforma única de imersão no mais abrangente e sofisticado mercado de produtos da saúde, quando podemos exibir nossas soluções, fortalecer parcerias e nos conectar com uma audiência global altamente qualificada. Tanto que nossa equipe, altamente preparada e verdadeiramente entusiasmada pelas oportunidades oferecidas pela feira, está ansiosa para receber os visitantes em nosso estande”, comenta Andre Fittipaldi, CEO da Kolplast, marca que dará prioridade à exposição de soluções voltadas à preservação e transporte de amostras, dispositivos para autocoleta de amostras ginecológicas, e um sistema de citologia em base líquida.
Relação comercial com a Alemanha
Em 2023, o Brasil exportou mais de US$ 20 milhões em dispositivos médicos para a Alemanha, país que se posiciona como o quarto maior comprador da produção brasileira (perdendo apenas para Bélgica, Irlanda e Suíça), o terceiro principal importador desse tipo de produto no mundo e o mais relevante na Europa. Somente no ano passado, os alemães importaram US$ 70,7 bilhões em dispositivos médicos de diversos países, sendo que o Brasil estava entre os três principais fornecedores latino-americanos junto com México e Costa Rica.
De todas essas exportações nacionais para os compradores alemães, 54,6% eram do segmento médico-hospitalar, como estojos para esterilização, partes e acessórios para equipamentos médicos e agulhas para sutura.
Publicado em 04/11/2024