Projeto foi desenvolvido pela NürnbergMesse Brasil e lançado durante a Pet Vet Expo 2024; 20 associadas à ABIMO participaram
Nesta quinta-feira, 15 de agosto, a NürnbergMesse Brasil lançou, durante a Pet Vet Expo 2024, o Programa de Aceleração de Negócios para o Mercado Pet e Veterinário, projeto que envolve renomados especialistas do setor e visa envolver a indústria da saúde nacional no mercado veterinário brasileiro, sexto maior do mundo em faturamento.
O lançamento do programa contou com a presença de 20 empresas associadas à ABIMO que tiveram a oportunidade de se atualizar sobre dados do setor e obter suporte para imersão no mercado veterinário.
“A nossa indústria nacional desenvolve insumos e equipamentos de altíssima qualidade para atender às necessidades humanas, cumprindo, inclusive, os requisitos regulatórios da Anvisa. Muitas vezes, com adequações em seus portfólios, as empresas conseguem adentrar ao mercado veterinário que cresce exponencialmente a cada ano”, comenta Márcio Bertoni, coordenador de Marketing da ABIMO.
De fato, a indústria de saúde brasileira pode aproveitar sua expertise e infraestrutura já estabelecidas para desbravar um novo território que está em contínuo crescimento. Hoje no Brasil, de acordo com a NürnbergMesse Brasil, 45% das residências têm ao menos um cão ou gato, ou seja, são quase 59 milhões de cães e 27 milhões de gatos no país, além de aves, peixes e outros animais de estimação.
Além disso, o país conta com 879 hospitais veterinários, 20.200 clínicas, 11.200 consultórios e 1.900 laboratórios. Todas essas organizações demandam equipamentos e insumos que podem ser produzidos pelas empresas associadas à ABIMO.
Como funcionará o programa
Durante o programa, as participantes terão uma visão holística do mercado. Contarão, também, com uma jornada personalizada, uma equipe experiente para a troca de conhecimentos e um acompanhamento contínuo realizado por uma assessoria durante todo o processo de imersão no segmento.
A princípio, será realizada uma análise aprofundada do histórico, perfil e objetivos da empresa considerando porte, especialidades, público-alvo, posicionamento no mercado e qual o nível de experiência com produtos veterinários. Na sequência, as atenções serão voltadas à identificação de oportunidades, definindo qual tipo de insumo ou equipamento aquela fabricante pode direcionar ao mercado veterinário, sempre considerando indicadores como diferenciais, potencial e viabilidade regulatória.
Após essas definições, haverá uma aproximação da marca com veterinários ou profissionais do setor seguida de apresentações do produto e coleta de feedbacks para aperfeiçoamento. Tudo isso antes da inserção deste protótipo no mercado real para validação.
Com o produto já em teste, o Programa seguirá atuando para identificar potenciais pontos de melhoria e analisar o nível de preparação da empresa para o lançamento daquele produto, considerando estrutura logística, capacidade de marketing e conhecimento regulatório.
Seguindo todas essas etapas, a NürnbergMesse Brasil acredita que a empresa reduz riscos, aumenta as chances de sucesso e ganha tempo entre o início do investimento e a entrada no mercado veterinário.
As associadas que não participaram do lançamento do programa na Pet Vet Expo, mas têm interesse em participar, podem procurar o Diego N. de Carvalho, VP of Growth, Innovation and Customer Experience da NürnbergMesse Brasil pelo e-mail diego.carvalho@nm-brasil.com.br.
A apresentação do evento está disponível e pode ser acessada clicando AQUI.
Publicado em 15/08/2024