Indústria brasileira visa mercado internacional na ADLM 2024

Feira dedicada à exposição de produtos para laboratório clínico será realizada em julho em Chicago, nos Estados Unidos

Duas fabricantes brasileiras de produtos para laboratório clínico estarão nos Estados Unidos entre 30 de julho e 1º de agosto para participar da ADLM (antiga AACC – Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo). O evento será realizado em Chicago e o pavilhão brasileiro será organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A edição de 2024 do evento marca a quinta participação do BHD que, no ano passado, garantiu US$ 180 mil em negócios para a delegação brasileira, além da expectativa de gerar mais US$ 900 mil nos 12 meses seguintes ao evento.

“Considerando que os Estados Unidos são os maiores compradores dos dispositivos médicos brasileiros, estar na feira é uma excelente estratégia para ampliar os negócios internacionais”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

Somente em 2023 os norte-americanos importaram mais de US$ 15 milhões em produtos para laboratório clínico das fabricantes brasileiras. Esse segmento, inclusive, tem uma participação expressiva no comércio exterior de dispositivos médicos, sendo responsável por 22% de todas as exportações do setor, e segue em crescimento. “Entre 2022 e 2023, nossas fabricantes ampliaram em 86% o volume de exportações de itens para laboratório”, complementa Larissa.

Segundo Amanda Machado, head de Marketing da Hilab, empresa integrante do BHD, o evento tem uma representatividade importante para a companhia. “Esse é o segundo ano que participamos da ADLM e foi lá que conhecemos nosso primeiro cliente internacional”, conta. A executiva relata o impacto que a feira teve nos negócios da empresa. “Hoje já estamos com acordos de distribuição assinados em mais de 14 países e muitos desses parceiros conheceram a Hilab na ADLM. Por isso, estamos bastante otimistas para esse ano, esperando encontrar novos parceiros estratégicos e expandir ainda mais a nossa atuação fora do Brasil”, completa.

Publicado em 04/06/2024

Veja também