ABIMO e Embrapii assinam termo de cooperação para nova edição da Jornada de Inovação em Saúde

Ação realiza encontros para aproximar a indústria brasileira de dispositivos médicos de pesquisadores e unidades de excelência

Na tarde de terça-feira, 21 de maio, tendo a Feira Hospitalar como palco, a ABIMO e a Embrapii assinaram um novo termo de cooperação para a realização da edição 2024 da Jornada de Inovação em Saúde, sequência de encontros que reúnem representantes de indústrias brasileiras de dispositivos médicos e das unidades de excelência da Embrapii.

“Essa parceria representa um importante ganho para o setor de saúde, especificamente para as indústrias brasileiras que têm a inovação em seu DNA”, disse Jamir Dagir Jr., presidente da ABIMO que assinou o documento ao lado de Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii. Também participaram da cerimônia Paulo Fraccaro e Márcio Bósio, respectivamente CEO e diretor Institucional da Associação, e Ruy Baumer, presidente do SINAEMO e diretor-titular do ComSaude/FIESP.

A primeira edição da jornada, realizada ao longo de 2023, contou com quatro encontros voltados especificamente a interessados nas áreas de inteligência artificial; prototipagem; biotecnologia, química e materiais; e desenvolvimento e integração de sistemas.

“No ano passado, 33% das empresas que participaram dessa jornada iniciaram negociações com diferentes unidades Embrapii. Conquistamos o objetivo de aprofundar a relação entre esses dois atores para novas iniciativas”, disse Nazareth na cerimônia de assinatura do termo. O executivo mencionou, também, que as entidades pretendem realizar um roadshow pelo país para ampliar ainda mais esses importantes contatos entre a indústria e os pesquisadores.

Um dos pontos fortes da parceria entre a ABIMO e a Embrapii está no modelo de transferência de recursos não reembolsáveis que impulsionam a inovação de forma desburocratizada, ágil e flexível e aposta no compartilhamento de custos e de riscos, sendo que a Embrapii chega a arcar com 50% do valor do projeto e os outros 50% são divididos entre o centro de excelência e a empresa. A adesão tem sido ampla. Hoje a Embrapii atende a todos os setores da economia, porém a saúde é o segundo setor com mais demanda, atrás apenas do agronegócio.

Em breve as entidades divulgarão detalhes sobre a edição 2024 da Jornada de Inovação em Saúde, cujos eventos serão regionais.

Publicado em 27/05/2024

Veja também