Aproximação entre ABIMO e SBOT visa melhorias significativas na ortopedia nacional

Entidades vêm debatendo assuntos importantes para o desenvolvimento do segmento

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos e a SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia investem em uma aproximação institucional focada na melhoria do setor de ortopedia no país. Enquanto a ABIMO representa grande parte das fabricantes nacionais de órteses, próteses e materiais especiais, a Sociedade conta com 20 mil membros espalhados pelo território nacional.

“Consideramos a SBOT a mais representativa associação de médicos no setor de trauma e ortopedia, o que nos levou a sugerir a elaboração de um futuro Acordo de Cooperação Tecnológica visando fortalecer, ainda mais, processos de inovação no segmento de implantes ortopédicos desenvolvidos e produzidos em território brasileiro”, comenta Paulo Henrique Fraccaro, CEO da ABIMO. Segundo o executivo, essa parceria pode contribuir para o crescimento do setor a fim de que a produção nacional consiga atender às demandas internas e externas com produtos inovadores.

Importante destacar que essa aproximação pode trazer mais força para que as entidades consigam batalhar pela revisão da Tabela SUS, um dos principais pleitos da ABIMO nas últimas décadas. “Hoje, mais de 60% dos pacientes brasileiros estão no SUS. E a tabela que vem sendo utilizada não é capaz de viabilizar nem o uso de implantes de qualidade, nem a remuneração adequada aos médicos ortopedistas. A nossa parceria pode ajudar a pressionar os órgãos públicos para uma melhoria desta tabela que tem sido tão ingrata”, diz João Antônio Matheus Guimarães, presidente da SBOT.

Com a união de forças, as entidades também batalharão pelo reconhecimento da qualidade do produto nacional. “Há, ainda, a perspectiva de que a rede privada de saúde prefere utilizar implantes importados, porém, com investimentos e uma série de ações conjuntas, podemos vencer esse desafio”, comenta Guimarães. Para contribuir com esse cenário, a ABIMO conta com a campanha Saúde Feita no Brasil, que mostra a importância, a qualidade e as vantagens de consumir os dispositivos médicos feitos pela indústria nacional.

Além de Fraccaro e Guimarães, também estiveram no encontro Fernando Baldy, 1º vice-presidente da SBOT, e Ruy Baumer, do ComSaude/FIESP.

Publicado em 07/06/2023

Veja também