Ação será realizada pelo BHD entre 25 e 27 de janeiro em São Paulo
A indústria brasileira de odontologia que busca iniciar ou ampliar a internacionalização abre o ano de 2023 com uma excelente oportunidade para investir em relacionamento e prospecção junto a países estratégicos. Entre 25 e 27 de janeiro, o Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizará o Projeto Comprador durante o 40º CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo).
A ação aproveitará o excelente ambiente de negócios gerado pelo congresso – que acontece anualmente em São Paulo – para promover rodadas de negócios entre empresas brasileiras exportadoras de produtos para odontologia e compradores internacionais.
“O CIOSP é um dos maiores congressos de odontologia do mundo e possibilitar que as fabricantes nacionais apresentem seus portfólios diretamente a compradores advindos de diferentes partes do globo é uma excelente maneira de iniciar as estratégias de internacionalização deste ano”, diz Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
Na ocasião, as marcas associadas ao BHD terão a possibilidade de agendar reuniões com distribuidores da Colômbia, México, Israel, Rússia, Índia, África do Sul e Arábia Saudita. “Conseguiremos fazer contatos importantes com o mercado externo sem sair do país”, comenta Miriam Fortunato, gerente de vendas da Essence Dental, uma das empresas que participará do Projeto Comprador.
Entre as vantagens de realizar a ação durante o CIOSP está a possibilidade de as empresas expositoras mostrarem efetivamente seus produtos para os interessados. “Muitos distribuidores gostam de ver e analisar os produtos para ter melhores percepções acerca da qualidade da fabricação nacional”, relata José Fernando Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO.
Exportações em crescimento
A indústria de odontologia brasileira está em franco crescimento no mercado internacional. De janeiro a dezembro de 2022, o país exportou US$ 126 milhões em produtos deste segmento, valor 20,67% superior ao registrado no ano anterior.
Na visão de Miriam, o produto brasileiro carrega, consigo, muitas vantagens competitivas. “Oferecemos garantia e troca, além de certificado de origem para nações que possuem acordo com o Brasil, possibilitando a desoneração de impostos nos países destinatários. Também somos reconhecidos pelo nosso atendimento cordial”, declara a executiva, destacando que o Brasil é um país com universidades de odontologia muito fortes, o que contribui para aumentar a confiança na produção local.
Hoje, 152 países – de todos os continentes – já utilizam produtos odontológicos brasileiros. Os principais compradores são Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Colômbia.
Publicado em 16/01/2023