Três empresas nacionais estiveram em evento realizado entre 23 e 26 de setembro na capital russa
A comitiva brasileira composta por três fabricantes do setor odontológico que formou o pavilhão do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na Dental-Expo Moscou fechou, durante os quatro dias de exposição, mais de US$ 1,5 milhão em contratos.
“O resultado da participação brasileira foi bastante expressivo. Além das vendas já firmadas, as marcas esperam gerar, nos próximos 12 meses, mais US$ 3,8 milhão em negócios”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO. Ao todo, os executivos das companhias estiveram em contato com 58 potenciais compradores que circularam pela 56ª edição da feira, realizada entre 23 e 26 de setembro.
A expectativa do time comercial da Maquira que viajou à Rússia para o evento era alta, visto que estrategicamente o país mostrava ter um mercado com alto potencial de exploração. Na visão de Daniel Maia, gerente de comércio exterior, estar no evento foi essencial para estreitar o relacionamento com distribuidores já parceiros e abrir novos caminhos comerciais.
“Além de nos permitir conhecer o mercado mais a fundo e já consolidar bons negócios, a feira foi uma ótima oportunidade para reforçarmos nosso posicionamento no setor para, em 2025, retornarmos com mais produtos registrados”, declarou o executivo. Além da Maquira, também participara a Criteria e Makertech Labs.
Somente em 2023, os russos importaram US$ 9,89 milhões da indústria de dispositivos médicos brasileira. No ramo da odontologia, foram US$ 1,28 milhão no período. Entre os itens mais requisitados estavam artigos para prótese dentária, brocas para odontologia, e produtos para obturação dentária.
Relacionamento institucional
Durante a Dental-Expo Moscou, as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de participar de um coquetel de relacionamento realizado na residência do Embaixador do Brasil na capital russa, Rodrigo Baena Soares. O encontro possibilitou interações importantes com distribuidores locais e parceiros estratégicos, como instituições de câmbio e empresas de logística.
Na abertura do pavilhão na feira, além dos executivos das marcas participantes, de Larissa, da ABIMO, e de Soares, também estiveram presentes Almir Américo, chefe de Operações da ApexBrasil em Moscou, e Maurício Bernardes, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil.
Publicado em 27/09/2024