Feira será realizada no início de fevereiro e promove excelentes oportunidades de negócio para a indústria nacional de produtos para laboratório clínico
Entre 3 e 6 de fevereiro, o Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará novamente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com o pavilhão nacional na MedLab, principal feira do segmento de laboratório no Oriente Médio e norte da África.
“Seguiremos para a MedLab pela nona vez. Trata-se de uma feira bastante importante para as fabricantes brasileiras de itens para laboratório. O mercado explorado no evento, que tem caráter global, reúne boas oportunidades de negócios para a produção nacional”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Para a Bioclin, estar na exposição foi uma decisão bastante estratégica. “Nosso principal mercado fora do Brasil hoje ainda é a América Latina, mas há alguns anos buscamos expandir nossa atuação internacional para países do Oriente Médio e norte da África. Dessa forma, a participação na MedLab se mostrou bastante útil”, diz Mayerson Thompson, gerente de Inovação.
O executivo reforça que o ambiente de negócios em Dubai facilita a concretização de importantes contatos com distribuidores e prestadores de serviço. “Estando na feira, também podemos entender as demandas locais em termos regulatórios e logísticos e aprender sobre a influência de questões relacionadas à cultura local e à geopolítica na possibilidade de fechar novos negócios”, complementa.
Relação comercial
A MedLab recebe visitantes de várias nacionalidades, mas o mercado dos Emirados Árabes Unidos por si só já representa inúmeras oportunidades. Isso porque o país é o terceiro maior importador de dispositivos médicos na região do Oriente Médio, tendo importado, em 2023, US$ 5,6 bilhões, inclusive com parceria significativa com o Brasil que, neste mesmo ano, foi responsável por US$ 7,5 milhões das compras externas de produtos para a saúde feitas pelo país.
Na edição de 2024 da feira, o pavilhão brasileiro na MedLab fechou US$ 102 mil em contratos durante o evento, além da expectativa de mais US$ 10,8 milhões em novos negócios nos 12 meses seguintes à feira. O bom desempenho reforça a perspectiva de que a indústria nacional tem sido bastante valorizada no cenário externo.
Publicado em 02/12/2024