Indústria odontológica brasileira fortalece presença global na IDS 2025 

Com 13 empresas do BHD, pavilhão nacional estará pela 11ª vez no evento para expandir mercados, fortalecer parcerias e apresentar inovações que impulsionam as exportações

Treze empresas do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão na Alemanha entre os dias 25 e 29 de março para participar de mais uma edição da IDS, o maior encontro global do setor odontológico. Esta será a 11ª participação brasileira no evento.

A indústria odontológica brasileira é amplamente reconhecida no cenário global, tendo exportado, em 2024, cerca de US$ 136 milhões para mais de 140 países – um crescimento de 11,7% em relação ao ano anterior. A Europa, continente que sedia a IDS, representa um mercado estratégico, responsável por 17% das exportações brasileiras de produtos odontológicos, totalizando US$ 22,7 milhões. A Suíça se destaca como um importante parceiro comercial, enquanto a Alemanha, segundo maior destino das exportações brasileiras no continente, importou US$ 3,6 milhões.

Fora da Europa, os principais compradores da produção nacional incluem Estados Unidos, México e Argentina. Entre os produtos mais exportados estão instrumentos e aparelhos odontológicos, preparações para higiene bucal, produtos para obturação dentária, dentes artificiais de acrílico e brocas odontológicas.

A participação na IDS é vista pelas empresas como uma oportunidade estratégica para ampliar sua presença global. Para Gabriela Schroeder, International Trader da Signo Vinces, a feira é o cenário ideal para fortalecer a marca e expandir a rede de distribuição. “Queremos mostrar o potencial do Brasil na fabricação de dispositivos médicos e nos atualizar sobre novas tecnologias que otimizam tanto o processo produtivo quanto a rotina do implantodontista”, destaca. Especialista em implantes e componentes protéticos, a Signo Vinces aposta na inovação para se destacar no evento.

Já a Wilcos do Brasil, veterana na IDS, aproveitará a feira para reforçar sua recente expansão. “Inauguramos uma nova fábrica, ampliando nossa capacidade produtiva e portfólio, que agora abrange desde materiais de consumo até equipamentos. Iremos para a IDS nos fortalecendo como potenciais exportadores que nos tornamos”, explica Waldemar Motta.

A DFL, por sua vez, vê na IDS um espaço estratégico para fortalecer sua presença internacional. “Estamos preparados para apresentar nosso mais novo lançamento, desenvolvido para atender à crescente demanda do mercado estético”, comenta Paulo Gamaro, da área de Exportações da empresa. Ele ressalta ainda a importância da feira para a expansão global da marca. “Estar na IDS nos permite fortalecer parcerias, conectar nossa expertise a profissionais do setor e impulsionar as exportações”, conclui.

Realizada bienalmente, a IDS tem sido uma plataforma essencial para os negócios brasileiros no setor. Na última edição, em março de 2023, as marcas nacionais fecharam US$ 1,26 milhão em contratos durante o evento, com uma expectativa de gerar mais de US$ 10 milhões nos 12 meses seguintes.

Publicado em 06/03/2025

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