Pavilhão nacional firmou US$ 4,2 milhões em negócios imediatos e espera gerar mais US$ 16,6 milhões nos próximos 12 meses
A Arab Health, principal feira de saúde do Oriente Médio, está crescendo e, com ela, o pavilhão brasileiro, que está presente há duas décadas no evento. Na edição de 2023, realizada entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a indústria nacional que participa do Brazilian Health Devices, projeto setorial da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), fechou US$ 4,2 milhões em negócios imediatos.
Além disso, as empresas esperam que os mais de 2.300 contatos feitos durante os quatro dias de exposição gerem US$ 16,6 milhões em novos negócios ao longo dos próximos 12 meses. “A feira foi um sucesso. A alta circulação de visitantes desde o primeiro dia, fez com que as marcas expositoras tivessem um desempenho acima das expectativas”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
Nesta edição, o pavilhão brasileiro reuniu 31 empresas focadas em ampliar seus negócios internacionais. A Opuspac era uma das marcas presentes no espaço. “Essa foi a nossa terceira participação, porém venho acompanhando a Arab Health há dez anos e vejo quanto a feira cresceu”, observa Fernando Jacinto, gerente de exportação. “Nosso pavilhão – que estava muito bem localizado – já faz parte da percepção dos visitantes. Então, recebemos muita gente qualificada sempre bastante interessada nos nossos produtos. Ficamos muito satisfeitos com os resultados e já estamos planejando nossa participação ano que vem”, completa.
A feira recebe visitantes de mais de 180 países. Neste ano, as empresas brasileiras ampliaram consideravelmente o relacionamento com nações do Oriente Médio, África e Ásia. Entre as que mais visitaram o pavilhão brasileiro, estão Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Irã, Líbano, Turquia, Nigéria, Paquistão e Sudão.
“A receptividade aos nossos produtos foi excelente”, declara Cristiane Giordano, representante da Evolve. “Estivemos na feira em 2007 e, 16 anos depois, percebemos uma enorme evolução do país e do evento. Esse crescimento realmente nos surpreendeu. Estamos bastante satisfeitos e foi melhor do que imaginávamos. Conseguimos fechar muitos negócios e saímos realizados”, diz.
Além das visitas comerciais, a Arab Health entrega um excelente ambiente para a construção e o fortalecimento de importantes relações dentro da cadeia produtiva global da saúde. Nos quatro dias, o pavilhão brasileiro recebeu importantes líderes do segmento. Passaram pelo espaço Eliana Zugaib e Leandro Vieira Silva, respectivamente Embaixadora Encarregada de Negócios e Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; Tatiana Riera, chefe de Operações da ApexBrasil no Oriente Médio, Norte da África e Índia; e Silvia Pierson, chefe do escritório da InvesteSP no Oriente Médio.
A edição de 2024 – já aguardada pela indústria nacional – será realizada de 29 de janeiro a 1º de fevereiro também em Dubai.
Publicado em 13/02/2023