Com 25 empresas, pavilhão nacional esteve pela 20ª vez no evento; participantes esperam gerar mais US$ 8,8 milhões em contratos de exportação nos próximos 12 meses
As 25 empresas nacionais que estiveram na FIME (Florida International Medical Expo), em Miami (EUA), compondo o pavilhão do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), encerraram a participação no evento com US$ 1,2 milhão em contratos fechados e a expectativa de gerar mais US$ 8,8 milhões em negócios nos próximos 12 meses.
A exposição, que é considerada a maior do segmento médico-hospitalar das Américas, foi realizada entre 19 e 21 de junho e possibilitou que o pavilhão brasileiro realizasse cerca de 700 contatos com tomadores de decisão de países estrategicamente importantes para a internacionalização da produção nacional, a exemplo de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru, República Dominicana e Venezuela.
“Essa foi nossa 20ª participação na FIME, um evento importante dentro do calendário do Brazilian Health Devices e que nos mostra, anualmente, que a indústria brasileira vem ganhando espaço inclusive diante de concorrentes europeias”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
A Nullscar, que tem fitas de silicone para cicatriz como carro-chefe, estreou este ano como expositora do pavilhão brasileiro no evento. Reforçando que a marca transformou um sonho em projeto, Vânia Diniz, diretora-executiva da empresa, se mostrou bastante satisfeita com os resultados da participação.
“Somos uma empresa jovem, no mercado há apenas quatro anos. Quando iniciamos, não pensávamos que seria tão rápido chegar onde chegamos. Hoje estamos na FIME e, para nossa surpresa, com apoio da ABIMO e da ApexBrasil, já estamos fechando negócios”, disse. A executiva contou, ainda, que a equipe do Brasil comentou estar recebendo diversas ligações e e-mails já em decorrência da exposição.
Visitas importantes e estratégicas
Além dos visitantes que circularam durante os três dias de evento em busca de relações comerciais com as empresas brasileiras, o pavilhão também recebeu visitas importantes e estratégias para o desenvolvimento e a internacionalização do produto nacional. Entre elas, a de Gustavo Loreto, analista de Negócios do escritório da ApexBrasil em Miami, que conversou com os expositores e apresentou as oportunidades disponíveis para quem busca atuar no mercado norte-americano.
A anfitriã Larissa e Jamir Dagir Jr., presidente da ABIMO, também receberam a visita das analistas de Comércio Internacional do Consulado Geral do Brasil em Miami, Anita Barros e Valmira Hayes, para tratar do apoio do governo brasileiro à promoção da indústria brasileira de dispositivos médicos no mundo, que tem feito grande diferença para todos os participantes do BHD.
Publicado em 01/07/2024