Desempenho positivo do projeto setorial contrapõe o do setor nacional, que registrou decréscimo de 3,5% no comparativo com o mesmo período do ano passado
As ações de internacionalização promovidas pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tem mostrado resultado surpreendente. No balanço do primeiro trimestre, as empresas associadas ao BHD apresentaram crescimento de 12,8% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o setor, nacionalmente, registrou retração de 3,5%.
De acordo com dados disponibilizados pela própria ApexBrasil, o volume exportado pelas empresas participantes do projeto (100 produtos para 104 países) representa 11% dos US$ 201,4 milhões vendidos ao mercado externo pelo segmento.
Avaliando o desempenho das exportações das verticais do setor nesse primeiro trimestre de 2023, é interessante observar que a vertical de reabilitação teve um aumento significativo na exportação de aparelhos para facilitar a audição de surdos, aparelhos para prótese e artigos e aparelhos ortopédicos, o que a levou a ter a melhor performance nos três primeiros meses deste ano, com crescimento de 38,2%. Juntas, essas mercadorias representam 82,8% do total exportado pela vertical no período.
Enquanto isso, as áreas médico-hospitalar e odontologia tiveram decréscimo de 4% e 10,6% respectivamente e o segmento de laboratório foi o que teve maior queda (12,9%), porém, com o controle da pandemia, era um cenário esperado como explica José Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO. “A diminuição deste segmento é explicada pela queda de mais de 80% no volume de venda dos produtos imunológicos para reagente laboratorial, principal mercadoria exportada pelo segmento em 2022 muito em decorrência dos testes para detecção da infecção pelo novo coronavírus”, pontua.
Observando apenas o desempenho mensal do setor em 2023, cabe ressaltar que houve crescimento do volume de exportação mês a mês, passando de US$58,8 milhões em janeiro para US$82,2 milhões em março, crescimento de 45%.
Publicado em 18/05/2023