CTI Renato Archer lança parque tecnológico e investe no ecossistema de inovação do país

Instalado em Campinas (SP), espaço auxiliará a sinergia entre empresas, ICTs e organizações que atuam com tecnologia

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer) inaugurou oficialmente, em 7 de abril, as operações do seu parque tecnológico em Campinas (SP). O evento contou com a presença de Anselmo Quinelato, membro da diretoria da ABIMO, que acompanhou de perto a cerimônia de lançamento.

Estabelecido pela Portaria MCTI nº 877/2010, o parque tecnológico tem como objetivo fomentar a sinergia entre empresas, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e organizações privadas sem fins lucrativos que atuam em setores estratégicos para o país — entre eles, o da saúde.

“Pudemos ver que o CTI tem uma conexão muito forte com as necessidades atuais da indústria, o que nos leva a um cenário futuro de integração bastante positivo para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde”, destaca Quinelato.

Com foco na geração de soluções inovadoras, o parque promoverá o compartilhamento de infraestrutura laboratorial, conhecimentos técnicos, tecnologias e serviços na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Essa estrutura colaborativa contribuirá diretamente para a redução de custos operacionais das empresas instaladas, além de facilitar conexões estratégicas com instituições de pesquisa, ensino e outros polos de desenvolvimento. A localização privilegiada, com acesso facilitado a diferentes regiões do país, é outro diferencial do projeto.

O parque tecnológico também está alinhado com as diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promovendo áreas de pesquisa que têm sido amplamente debatidas e desenvolvidas pela cadeia produtiva da saúde, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), materiais avançados, nanotecnologia e tecnologias assistivas.

Um dos destaques do projeto é a implementação de um piloto de incubação voltado para startups de base tecnológica nessas áreas, incentivando a criação e consolidação de novos negócios — sejam eles industriais, prestadores de serviço ou focados em manufatura leve.

A cerimônia de inauguração do CTI-Tec contou com a presença de autoridades e lideranças como Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Jonas Donizetti, deputado federal; Dário Saadi, prefeito de Campinas; Juliana Daguano, diretora do CTI Renato Archer; e Fernando Ely, coordenador do Parque Tecnológico e Instalações Abertas.

Publicado em 10/04/2025

Veja também