Com participação do SINAEMO, o Comitê Técnico Setorial de Equipamentos Biomédicos do SENAI-SP validou a atualização dos perfis profissionais dos cursos técnicos, incorporando competências alinhadas às inovações tecnológicas e às novas demandas do setor.
A reunião foi realizada no dia 25 de julho, na Escola Mariano Ferraz – SENAI Vila Leopoldina, e contou com a presença de fabricantes, especialistas, representantes da academia e de sindicatos. O SINAEMO foi representado por Breno Farago. O objetivo principal do encontro foi revisar e validar os perfis profissionais dos cursos técnicos de nível médio voltados à área de Equipamentos Biomédicos.
O Perfil Profissional é a referência que define as competências que o técnico deve desenvolver para atuar com excelência em sua ocupação. Essa definição inclui funções, subfunções e padrões de desempenho esperados, baseando-se no acompanhamento contínuo das demandas do mercado de trabalho. O SENAI realiza a revisão desses perfis a cada cinco anos, garantindo sua atualização frente às transformações do setor.
Nesta nova revalidação, foi destacada a incorporação de competências alinhadas às inovações tecnológicas, como análise de dados, inteligência artificial e machine learning, Internet das Coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, computação em nuvem, Saúde 4.0, cibersegurança, atuação em ambientes multiplataforma e eficiência energética.
Com a validação do Comitê, as atualizações agora serão incorporadas aos desenhos curriculares dos cursos técnicos, que orientarão as futuras ações educacionais do SENAI-SP na área de equipamentos biomédicos.
Publicado em 07/08/2025